Avaliação dos teores de macronutrientes (N, P, K, Ca e Mg) em dejeto proveniente da bovinocultura de leite submetido à homogeneização

Autores

  • A. C. Gonçalves Jr.
  • P. P. Pozza
  • L. D. Castilha
  • C. Selzlein
  • D. B. Lazzeri
  • H. Nacke

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v5i2.2026

Palavras-chave:

homogeneizador, reservatório de dejetos, macronutrientes

Resumo

O trabalho proposto teve por objetivo determinar o tempo necessário de homogeneização dos macronutrientes nitrogênio (N), fósforo (P), potásio (K), cálcio (Ca) e magnésio (Mg) nas diferentes profundidades do reservatório de dejetos de bovinos leiteiros. O estudo foi realizado no ano de 2005 na granja Schöne no Município de Marechal Cândido Rondon, PR. As amostras líquidas (48) foram coletadas em um reservatório de 120 m cúbicos, com quatro repetições, em diferentes profundidades e diferentes tempos de homogeneização. O delineamento experimental utilizado foi o de parcelas subdivididas, sendo a parcela construída pela profundidade em que as amostras foram coletadas, representadas pela superfície, meio e fundo (0,0; 0,65 e 1,30 m). a subparcela constava dos tempos de coleta (0; 30; 60 e 90 minutos) a que o dejeto foi submetido à homogeneização. As amostras forma submetidas à determinação de N e P por meio de digestão sulfúrica pelo método Kjeldahl e espectrofotometria UV-vis, respectivamente. As determinações de K, Ca e Mg seguiram técnicas de espectrometria de absorção atômica (modalidade chama). De acordo com os resultados obtidos neste trabalho pode se concluir que a partir de 30 minutos os macronutrientes N, P e K apresentaram homogeneização no perfil analisado. Para o Ca e Mg a maior uniformidade de homogeneização só foi atingida aos 90 e 60 minutos, respectivamente.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

GONÇALVES JR., A. C.; POZZA, P. P.; CASTILHA, L. D.; SELZLEIN, C.; LAZZERI, D. B.; NACKE, H. Avaliação dos teores de macronutrientes (N, P, K, Ca e Mg) em dejeto proveniente da bovinocultura de leite submetido à homogeneização. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 5, n. 2, p. p. 39–46, 2000. DOI: 10.18188/sap.v5i2.2026. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/2026. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos