Sobrevivência de minicepas e produtividade de miniestacas de erva-mate em sistema de minijardim seminal

Autores

  • Denise Gazzana Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.
  • Nathalia Pimentel Universidade Federal de Santa Maria - UFSM,RS.
  • Nilton César Mantovani Universidade Federal de Santa Maria -UFSM, RS.
Agências de fomento

Resumo

A propagação vegetativa é uma alternativa para a produção de mudas de erva-mate, no entanto há escassez de informações na literatura que abordem a viabilidade da cultivar Cambona 4 em sistema de mini-jardim, a qual se destaca no mercado consumidor devido a alta produtividade e sabor suave das folhas. Assim, diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar a sobrevivência de minicepas e a produtividade de miniestacas de erva-mate cultivar Cambona 4 em diferentes coletas realizadas em minijardim seminal tipo ‘canaletão’, em estrutura de fibra de vidro. Após 60 dias do estabelecimento do minijardim de erva-mate, foram realizadas quatro coletas de brotações das minicepas, executadas em março, abril, junho e julho de 2015, totalizando 137 dias entre a primeira e a última coleta. Em cada coleta foram avaliadas a porcentagem de sobrevivência das minicepas, o número e o comprimento dos brotos (cm) e a produtividade das minicepas (número de miniestacas de gema única produzidas por minicepa). O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, contendo quatro tratamentos (épocas de coleta), cada qual com 40 repetições. As minicepas apresentaram 100% de sobrevivência no decorrer do período experimental. Para o comprimento de brotos, verificou-se que as coletas realizadas em março, abril e julho de 2015 foram estaticamente superiores, bem como apresentaram maiores médias de produção de miniestacas por minicepa. O sistema de minijardim seminal tipo ‘canaletão’ em estrutura de fibra de vidro é tecnicamente viável, pois permite a obtenção de altos índices de sobrevivência das minicepas e produtividade de miniestacas de erva-mate, cultivar Cambona 4, nas coletas realizadas nos meses de março, abril e julho.

Biografia do Autor

Denise Gazzana, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.

Engenheira Florestal, formada pela Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen - RS (2012). Mestranda no programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Área de Concentração em Silvicultura - Sementes, Mudas e Formação de Florestas. As principais atividades de pesquisa científica e tecnológica em desenvolvimento são em genética e melhoramento de Erva-mate. Integrante do Laboratório de Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas (MPVP/UFSM).

Nathalia Pimentel, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM,RS.

Técnica em Fruticultura e Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Engenharia Florestal, Área de Concentração em Silvicultura - Sementes, Mudas e Formação de Florestas. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na área de Silvicultura, Melhoramento genético e propagação vegetativa de Plantas.

Nilton César Mantovani, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM, RS.

Graduação em Engenharia Florestal - UFSM. - Mestrado na área de Silvicultura pela Universidade Federal de Santa Maria. - Doutorado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa - Linha de pesquisa: Morfogênese in vitro, transformação de plantas e regulação da expressâo gênica. Experiência como docente nas áreas de Genética e Melhoramento Florestal, Botânica, Biotecnologia, Silvicultura e Fisiologia Vegetal. Atuação em pesquisas com propagação vegetativa, morfogênese e regeneração in vitro de plantas e arborização urbana.

Downloads

Publicado

27-08-2019

Como Citar

GAZZANA, D.; PIMENTEL, N.; MANTOVANI, N. C. Sobrevivência de minicepas e produtividade de miniestacas de erva-mate em sistema de minijardim seminal. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 175–179, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/21689. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos