Determinação de nitrato por espectrofotometria de absorção ultravioleta em solos adubados com dejetos de suínos
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v8i1.3836Mots-clés :
Análise de nitrogênio, Ultravioleta, dejetos suínosRésumé
A determinação de nitrato no solo é realizada por diversos métodos. O método mais comum é por destilação a vapor, mas é passível de erros pela necessidade de destilações sucessivas, possui riscos de acidentes por expor o operador a trabalhar com equipamento em altas temperaturas além de gastar mais reagentes em comparação a outros métodos, como espectrofotometria de absorção ultravioleta (UV). O objetivo deste trabalho foi de comparar a determinação de nitrato obtida pelo do método de destilação a vapor em extrato de amostra úmida com o método UV em extrato de amostras TFSA de solos que receberam tratamentos com dejetos de suínos. As amostras de soloutilizadas neste trabalho são provenientes um trabalhoconduzido anteriormente e que permaneceram armazenadas em congelador a -21o C. No total foram analisadas 240 amostras resultantes dos seguintes tratamentos: 2 solos (Latossolo Vermelho distrófico de textura média e Nitossolo Vermelho eutroférrico de textura argilosa), 2 dejetos de suínos (in natura e efluente de biodigestor) e 5 doses (0, 50, 100, 150 e 200 m3 ha-1 ). As determinações foram realizadas pelo método de destilação a vapor (extração com amostra úmida e posterior correção de umidade) e por absorção ultravioleta a 210 nm com redução pelo zinco (TFSA sem correção de umidade). O método com UV (TFSA) apresentou correlação positiva (r=0,96) com o método por destilação a vapor (via úmida). Os elementos considerados interferentes não prejudicaram a precisão deste método. O teor de nitrato em amostras de solo submetidas a aplicação de dejetos suínos pode ser determinado por espectroscopia de absorção UV com redução por zinco e extraído em TFSA.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.