QUALIDADE DE SEMENTES COMERCIAIS DE SOJA COMPARADA A SEMENTES “CASEIRAS” PRODUZIDAS NA SAFRINHA NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Janaína Dartora
  • Deniele Marini
  • Gerson Sander
  • Marlene de Matos Malavasi

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v11i2.4906

Palavras-chave:

produção vegetal, agronomia

Resumo

A soja (Glycine max (L.) Merrill) é uma cultura de grande importância econômica e social no Brasil, sendo necessário preconizar o uso de sementes de alta qualidade para garantir o estabelecimento adequado de plantas no campo, evitando o replantio e garantindo um rendimento satisfatório. Neste contexto, o trabalho teve como objetivo avaliar e comparar o vigor e a viabilidade de sementes comerciais de soja com sementes caseiras produzidas na safrinha em duas cidades da região oeste do Paraná. O experimento foi conduzido no Laboratório de Tecnologia e Fisiologia de Sementes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon (PR). O delineamento experimental empregado foi inteiramente casualizado, com quatro repetições e três tratamentos, que se referem aos lotes de sementes com diferentes origens de produção: comercial produzida na safra verão (COM), caseira produzida em Cafelândia (CAF) e caseira produzida em Marechal Cândido Rondon (MCR). O vigor dos lotes foi avaliado através dos testes de primeira contagem de germinação, condutividade elétrica, tetrazólio e envelhecimento acelerado, e a viabilidade foi avaliada pelos testes de germinação e tetrazólio. Conclui-se que sementes de soja produzidas na safrinha, assim como as sementes comerciais, podem ser utilizadas para plantio no período convencional, desde que se faça um manejo adequado da cultura garantindo a qualidade fisiológica das sementes.

Downloads

Publicado

19-11-2012

Como Citar

DARTORA, J.; MARINI, D.; SANDER, G.; MALAVASI, M. de M. QUALIDADE DE SEMENTES COMERCIAIS DE SOJA COMPARADA A SEMENTES “CASEIRAS” PRODUZIDAS NA SAFRINHA NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 43–50, 2012. DOI: 10.18188/sap.v11i2.4906. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/4906. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos