Comportamento social de ovinos: apresentação de técnicas

Autores

  • C. S. Barros
  • A. L.G. Monteiro
  • J. R. Dittrich
  • M. A.M. Fernandes
  • S. Pinto

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v10i2.5533

Palavras-chave:

afinidade, cordeiro, ovelha, parto, reconhecimento

Resumo

O comportamento social é o conjunto de atividades e de relações  que se desenvolvem entre congêneres em certas espécies animais graças a um sistema de comunicação. Estudos nessa área iniciaram há 30 anos com objetivo de melhor compreensão dos hábitos dos animais. Os principais trabalhos desenvolvidos com ovinos são realizados na Europa, e no Brasil ainda há poucas publicações relacionadas ao comportamento de ovinos. As metodologias de avaliação baseiam-se na observação dos animais para registro das atividades desenvolvidas no período, portanto, são simples e não necessitam de muitos recursos. As observações podem ser feitas por um observador no momento da atividade ou por meio de gravação das ações para posterior análise. Os estudos mais comuns realizados com ovinos visam avaliar as ovelhas no
momento do parto e no pós-parto imediato, o comportamento do neonato, a ligação da ovelha com seu cordeiro, o reconhecimento entre ovelha e cordeiro e a afinidade dos ovinos pelo homem. Os erros mais comuns que podem ser cometidos durante um  experimento de avaliação de comportamento social são relacionados ao manejo animal prévio ao experimento, não  descrição e avaliação do ambiente, a postura do observador e a genética dos animais. Diversas metodologias estão disponíveis e podem ser modificadas conforme o objetivo da pesquisa, e os  resultados auxiliam no manejo do ambiente e dos recursos naturais, do bem-estar animal e auxiliam a melhoria da  produtividade.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

BARROS, C. S.; MONTEIRO, A. L.; DITTRICH, J. R.; FERNANDES, M. A.; PINTO, S. Comportamento social de ovinos: apresentação de técnicas. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 10, n. 2, p. p. 05, 2000. DOI: 10.18188/sap.v10i2.5533. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5533. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Revisões Bibliográficas