Estimativa do volume de água pluvial que pode ser reutilizada na suinocultura: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v10i2.5535Palavras-chave:
estimativa, precipitação pluviométrica, suinoculturaResumo
O Oeste do Paraná tem se destacado no contexto do agronegócio nacional, onde a suinocultura apresenta-se como uma atividade de grande crescimento e importância. Em conseqüência desta atividade, tem-se observado grande uso dos recursos naturais eimpactos ao meio ambiente, principalmente devido à alta demanda por água, a qual é utilizada tanto para consumo, quanto para a limpeza das baias. Frente ao exposto, este trabalho teve como objetivo estimar o volume de água de precipitação pluviométrica
que pode ser reaproveitada na limpeza das instalações. O estudo foi desenvolvido em uma granja coberta de 1200 m2, localizada no distrito de Iguiporã no município de Marechal Cândido Rondon – PR. Foi estimado o volume de água por meio de dados de
precipitação pluvial média, área de cobertura da granja e cálculos do dimensionamento do volume da cisterna necessária para a implantação na propriedade segundo NBR 15527 da ABNT. Os resultados evidenciaram que com a implantação do sistema seria
possível uma economia de aproximadamente 77,65 % da água consumida para limpeza. Demonstrando que a coleta de águas pluviais diminui o impacto sobre o uso de água tratada e contribui para a preservação desse importante recurso natural.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
RAMELLA, J. R.; RUBIO, F.; ZENATTI, R.; AGOSTINI, A. C.; GONÇALVES JR., A. C. Estimativa do volume de água pluvial que pode ser reutilizada na suinocultura: um estudo de caso. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 10, n. 2, p. p.37, 2000. DOI: 10.18188/sap.v10i2.5535. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/5535. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.