Avaliação da rebrota natural de pastagens de Trachypogon plumosus nos cerrados de Roraima
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v13i1.6537Mots-clés :
idade de rebrota, folhas, matéria seca, morfogêneseRésumé
Avaliou-se a rebrota natural de Trachypogon plumosus em pastagens nativas dos lavrados de Roraima, no início do período chuvoso. Os parâmetros mensurados foram rendimento de forragem e características morfogênicas e estruturais da gramínea. Os tratamentos consistiram de cinco idades de rebrota (21, 35, 49, 63 e 77 dias decorridos o início do período chuvoso). O delineamento experimental foi inteiramente casualizados com quatro repetições. As avaliações foram realizadas no período de junho a agosto de 2009. Os rendimentos de matéria seca verde, número total de perfilhos, número de perfilhos axilares, número de perfilhos vivos e área foliar foram diretamente proporcionais às idades de rebrota, ocorrendo o inverso quanto ao rendimento de matéria seca morta, taxa de aparecimento e de expansão de folhas, enquanto que os rendimentos de matéria total não foram afetados. Considerando-se a baixa disponibilidade de matéria seca verde de T. plumosus, recomenda-se a utilização de alguma prática de manejo, preferencialmente o pastejo, de modo a remover o material morto e de baixo valor nutritivo e permitir uma rebrota mais vigorosa da gramínea no início do período chuvoso.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.