Manutenção do status hídrico de plantas de soja induzida por Etil-Trinexapac
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v14i3.9224Palavras-chave:
controle estomático, déficit hídrico, Glycine max L. Merril, inibidores de giberelina, tolerância protoplasmáticaResumo
Aumentar a tolerância de plantas cultivadas a estresses abióticos por meio de técnicas de cultivo é um desafio para a pesquisa, sendo que os reguladores vegetais apresentam grande potencial de utilização no manejo fisiológico de culturas. O presente estudo teve por objetivo avaliar os efeitos da aplicação de Etil-Trinexapac em plantas de soja submetidas a déficit hídrico. O experimento foi conduzido em esquema fatorial 4X2, em delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. Foram testadas quatro doses de Etil-Trinexapac (0, 50, 100 e 200 g ha-1 i.a.) e dois regimes hídricos (irrigado e imposição de déficit hídrico na fase reprodutiva). O conteúdo relativo de água das folhas foi determinado durante o período de déficit hídrico e recuperação das plantas. Ao final deste período determinou-se a tolerância protoplasmática foliar, o acúmulo de matéria seca e a área foliar, e ao final do ciclo da cultura foram determinados os componentes da produção e a produção de grãos por planta. O déficit hídrico foi caracterizado como de baixa intensidade, afetando o crescimento e o desenvolvimento das plantas de soja, sem reflexos na produção de grãos. A aplicação de Etil-Trinexapac resultou na manutenção do conteúdo relativo de água das folhas, principalmente na dose de 200 g ha-1, sem afetar as variáveis biométricas e a produção de grãos das plantas, sendo um indicativo do aumento da tolerância à seca em plantas de soja.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
18-09-2015
Como Citar
FIOREZE, S. L.; GUIMARÃES, V. F. Manutenção do status hídrico de plantas de soja induzida por Etil-Trinexapac. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 166–172, 2015. DOI: 10.18188/sap.v14i3.9224. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/9224. Acesso em: 13 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.