Flutuação populacional de Triozoida limbata enderlein (Hemiptera: Triozidae) e de Scymnus spp. (Coleoptera: Coccinellidae) em pomar de goiaba (Psidium guajava L.)

Autores

  • Rogério Teixeira Duarte
  • Ana Paula Machado Baptista
  • Wilson Carlos Pazini
  • Júlio César Galli

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v14i3.9232
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

coccinelídeo predador, controle biológico natural, elementos meteorológicos, manejo integrado de pragas, psilídeo

Resumo

Com o intuito de averiguar a contribuição do controle biológico natural do coccinelídeo predador Scymnus spp. (Coleoptera: Coccinellidae) em relação à Triozoida limbata Enderlein (Hemiptera: Sternorrhyncha: Triozidae), os objetivos da pesquisa foram analisar a flutuação populacional destes artrópodes em cultivo semi-orgânico de goiaba e correlacionar a densidade populacional desta praga com os elementos meteorológicos. Para o monitoramento de adultos de T. limbata e Scymnus spp. foram utilizadas armadilhas adesivas amarelas, espaçadas em aproximadamente 30 m entre si, a uma altura de 1,5 m do solo, no interior de plantas tomadas aleatoriamente. Estas foram mantidas no campo por 15 dias e substituídas por novas, sem interrupção, perfazendo um total de 23 amostragens. Para correlacionar a densidade populacional de T. limbata com a flutuação populacional de Scymnus spp., e com os elementos meteorológicos, foram calculados os coeficientes de correlação de Pearson (r). Também foram confeccionados histogramas com informações sobre a flutuação populacional dos espécimes amostrados e valores das temperaturas (°C) e precipitação pluviométrica (mm). As maiores densidades populacionais de adultos de T. limbata ocorreram praticamente entre as estações primavera e verão. A densidade populacional de Scymnus spp. apresentou correlação positiva com a densidade populacional de T. limbata, porém não houve correlação entre a flutuação populacional do T. limbata para com os elementos meteorológicos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

18-09-2015

Como Citar

DUARTE, R. T.; BAPTISTA, A. P. M.; PAZINI, W. C.; GALLI, J. C. Flutuação populacional de Triozoida limbata enderlein (Hemiptera: Triozidae) e de Scymnus spp. (Coleoptera: Coccinellidae) em pomar de goiaba (Psidium guajava L.). Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 173–177, 2015. DOI: 10.18188/sap.v14i3.9232. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/9232. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos