Flutuação populacional de Triozoida limbata enderlein (Hemiptera: Triozidae) e de Scymnus spp. (Coleoptera: Coccinellidae) em pomar de goiaba (Psidium guajava L.)
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v14i3.9232Mots-clés :
coccinelídeo predador, controle biológico natural, elementos meteorológicos, manejo integrado de pragas, psilídeoRésumé
Com o intuito de averiguar a contribuição do controle biológico natural do coccinelídeo predador Scymnus spp. (Coleoptera: Coccinellidae) em relação à Triozoida limbata Enderlein (Hemiptera: Sternorrhyncha: Triozidae), os objetivos da pesquisa foram analisar a flutuação populacional destes artrópodes em cultivo semi-orgânico de goiaba e correlacionar a densidade populacional desta praga com os elementos meteorológicos. Para o monitoramento de adultos de T. limbata e Scymnus spp. foram utilizadas armadilhas adesivas amarelas, espaçadas em aproximadamente 30 m entre si, a uma altura de 1,5 m do solo, no interior de plantas tomadas aleatoriamente. Estas foram mantidas no campo por 15 dias e substituídas por novas, sem interrupção, perfazendo um total de 23 amostragens. Para correlacionar a densidade populacional de T. limbata com a flutuação populacional de Scymnus spp., e com os elementos meteorológicos, foram calculados os coeficientes de correlação de Pearson (r). Também foram confeccionados histogramas com informações sobre a flutuação populacional dos espécimes amostrados e valores das temperaturas (°C) e precipitação pluviométrica (mm). As maiores densidades populacionais de adultos de T. limbata ocorreram praticamente entre as estações primavera e verão. A densidade populacional de Scymnus spp. apresentou correlação positiva com a densidade populacional de T. limbata, porém não houve correlação entre a flutuação populacional do T. limbata para com os elementos meteorológicos.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.