Edições anteriores

2017

Capa da revista

v. 11, n. 1 (2017)

APRESENTAÇÃO DA 29ª EDIÇÃO DA TRAVESSIAS

Esta edição da Revista Travessias, Sexualidade, gênero e educação na sociedade contemporânea, edição 29, diz respeito às discussões de gênero na sociedade (como um todo) de forma a dar visibilidade às muitas reflexões a partir de diversas abordagens teóricas. Pensamos (e colocamos em prática) em prestigiar as variadas formas de expressão dos estudos de gênero: promovendo o debate sobre a identificação e construção de espaços (sempre) inclusivos, bem como do gênero e da sexualidade como características ontológicas do homem e da mulher atravessadas pela sociedade, pela cultura, pelos discursos, pelos imaginários, pelos significantes, ou seja, construídas no conjunto de espaços sociais e culturais num processo em construção.

Profa. Dra. Andréa Cristina Martelli
Prof. Dr. Alexandre Sebastião Ferrari Soares


2016

Capa da revista

v. 10, n. 3 (2016)

O presente dossiê se apresenta como mais uma tentativa de reflexão sobre o ensino da língua portuguesa como uma forma de constituir cidadãos que despertam o interesse sobre as várias formas de usos da língua, considerando-se aspectos gramaticais e/ou discursivos. O ensino tradicional é concebido como descontextualizado, o que, em decorrência, promove a concordância, geral, de que a gramática não deve ser considerada como um fim. No entanto, o próprio termo gramática não é devidamente explicitado em cursos de formação inicial e continuada, mesmo que se possa elencar um estado da arte, atualmente disponível nas mídias, que possibilitaria espaços de discussão ou mesmo de avaliação da prática docente e do aporte, talvez metodológico, que a Linguística pode proporcionar. Reconhecer o funcionamento dos recursos linguísticos no processo de interação deveria ser o grande mote para o aprendizado de todo o complexo que envolve o ilusório da compreensão imposta, invisivelmente estabelecida, e, por isso mesmo, nem percebida.

Capa da revista

v. 10, n. 2 (2016)

O presente dossiê foi proposto para que pesquisas sobre análises das relações e das experiências, em torno da leitura do texto literário e de práticas pedagógicas, possam ser divulgados. Aceitam-se artigos que retratem a leitura literária como uma das fontes privilegiadas de aquisição do hábito de leitura, de conhecimento de si e do outro e da reflexão sobre o mundo sociocultural. Os artigos devem refletir sobre a obra literária como prática social, em sua potência de romper com o familiar e o gasto/clichês e ampliar o repertório das representações existentes e da capacidade de semiose. Artigos que discutam a figura do leitor agente, que interage com o texto literário, que reinventa ou mesmo acrescenta cenas, personagens, dados e fatos, justamente porque consegue entender, depois de um processo de letramento, o intertexto por meio de uma intuição subjetiva, eivada de reflexão, de sinapses, de busca pelas contradições, de busca pelo mundo. Como formar esse leitor no ensino fundamental, mesmo diante da falta de discussão sobre o lugar e função do texto literário no espaço escolar, nos diversos anos cronologicamente estabelecidos?

Capa da revista

v. 10, n. 1 (2016)

A proposta deste dossiê decorre da necessidade de que se discutam metodologias sobre o uso de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), como auxiliar ao ensino da língua portuguesa. Para tanto, aceitam-se propostas de artigo relativas à aplicação de multiletramentos em aulas de língua portuguesa e que apresentem e/ou analisem recursos didático-pedagógicos como aplicativos, softwares, e ainda sites que possam contribuir com os processos de ensino e aprendizagem. Também se aceitam reflexões sobre práticas utilizadas em aulas, com recursos multisemióticos, sobre Objetos de Ensino e Aprendizagem (ODEA) e sobre o uso de diferentes suportes. Urge discutir essas questões e propor mudanças metodológicas, a fim de considerar a imersão tecnológica da geração atual e os recursos que podem contribuir de algum modo para a Educação.









1 a 25 de 28 itens     1 2 > >>