Percepções sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade nas Comunidades Locais
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v12i2.34812Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar as percepções dos residentes de quatro bairros em Sinop, Mato Grosso, em relação às ações que causam impactos negativos no meio ambiente. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário composto por afirmativas de múltiplas escolhas e uma questão aberta sobre os principais desafios enfrentados pelos participantes em relação aos impactos das ações não sustentáveis. Foram identificados desafios específicos, como o uso inadequado de recursos e a falta de incentivo à reciclagem. Os resultados reforçam a importância de parcerias entre autoridades, instituições educacionais e a comunidade para implementar programas eficazes de Educação Ambiental e promover mudanças positivas em direção à sustentabilidade. Em conclusão, a pesquisa aponta que a conscientização e a educação são fundamentais para enfrentar os problemas ambientais locais. A promoção de práticas sustentáveis depende da colaboração entre diferentes setores da sociedade, para que ações efetivas sejam implementadas e a preservação do meio ambiente se torne prioridade para todos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.