Fatores determinantes para a fidelização de clientes em instituições financeiras

Determining factors for customer loyalty in financial institutions

Autores

  • Éder Luis Heberle Centro Universitário FAI- UCEFF, Mestre em Administração e Ciências Contábeis, pelo programa de Pós-Graduação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHPECÓ, email: ederluisheberle@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-8460-6039
  • Michelly Langer Rohden Centro Universitário FAI - UCEFF, Bacharel em Ciências Contábeis, pelo Centro Universitário FAI- UCEFF, email: michellylangerrohden@gmail.com https://orcid.org/0009-0007-6965-4781

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v27i47.31976

Palavras-chave:

Fidelização., Influência., Satisfação., Instituição Financeira., Eficiência.

Resumo

O comportamento do consumidor torna-se cada vez mais meticuloso em relação as instituições financeiras e isso impacta, diretamente, em sua forma de atuação e crescimento. O presente artigo consiste em analisar os usuários dos serviços financeiros do extremo oeste catarinense sobre quais os fatores determinantes responsáveis pela sua satisfação e que determinam a fidelização em uma instituição financeira ao invés de outra. A natureza desta pesquisa se classifica como um estudo teórico-empírico, que possui uma abordagem descritiva, quantitativa e com levantamento de dados. Foi realizada com uma amostra de 220 participantes, sendo a maioria jovens entre as idades de 18 a 25 anos. Obteve-se um ranking médio de 4,35 que afirmam estar satisfeitos com sua principal instituição financeira e 97,3% afirmam que recomendariam sua agência bancária para outras pessoas. O fator da confiabilidade e eficiência destacou-se como principal determinante de fidelização, com um ranking médio de 4,87. Seguidamente, com 4,85 do ranking, se destaca o Internet Banking e com 4,76 o bom atendimento. Na questão socioambiental abordada, obteve-se 84,1% dos entrevistados que afirmam sofrer influência positiva em suas escolhas se a instituição financeira ser sustentavelmente correta. Conclui-se, portanto, que os usuários dos serviços financeiros buscam por produtos e serviços que ofereçam qualidade e eficiência e que a confiabilidade é fator primordial para que se estabeleça uma relação formidável entre ambas.

Referências

AYROSA, Eduardo André Teixeira; CERCHIARO, Isabel Balloussier. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa em Marketing: compreendendo diferenças, produzindo confluências. Revista Adm, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 1-18, dez. 2014.

BANCO DO BRASIL. Banco do Brasil lança solução de crédito para preservação ambiental no campo. 2022. Gov.br. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/bb-inova-em-solucao-de-credito-para-preservacao-ambiental-no-campo. Acesso em: 18 mar. 2022.

BEZERRA, Nathalia Dutra; MIRANDA, Julia Alves; MOREIRA, Artur Luiz Santana. Análise Hierárquica De Critérios No Processo De Escolha Para Abertura De Conta Universitária. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 6, n. 2, p. 79-101, 2016.

BORDIGNON, Andressa Ayslin Mathias. Satisfação de cooperados: estudo de caso em uma instituição financeira cooperativa da região central do rio grande do sul. Oportunidades e Desafios da Administração Contemporânea 3, [S.L.], p. 96-110, 31 jan. 2022. AYA editora. http://dx.doi.org/10.47573/aya.5379.2.58.8.

CABRAL, Daniel Barbosa; TORRES, Nancy Maria Correa. Satisfação e fidelização de clientes do setor bancário brasileiro. Navus: Revista De Gestão E Tecnologia, Florianópolis, v. 9, n. 4, p. 195-205, dez. 2019.

CARVALHO, Guilherme Juliani de; MACHADO, Márcio Cardoso; SILVA, Bianca Costa da; SANTOS, Fabio Jose dos. A relação entre o comportamento do consumidor e o omnichannel: um estudo teórico sob a lente da teoria do risco percebido. Revista Científica Zoom Business Review, [s. l], v. 1, n. 1, p. 1-24, jun. 2022.

CHEIRAM, Maryeli Corrêa; BECKER, Elsbeth Leia Spode. Moda e sustentabilidade: um consumo consciente e os cuidados com o planeta. Disciplinarum Scientia, Santa Maria, v. 22, n. 1, p. 83-97, 17 set. 2021.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P.W. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2009.

ENSSLIN, Leonardo; ENSSLIN, Sandra Rolim; PINTO, Hugo de Moraes. Processo de Investigação e Análise Bibliométrica: avaliação da qualidade dos serviços bancários. Rac, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 325-349, jun. 2013.

ESPINDOLA, H. Avaliação de satisfação de clientes do Banco do Brasil S.A: agência lagoa da Conceição (Florianópolis/SC). Monografia Centro de Ciências Sociais Aplicadas –Gestão Curso de Administração com Habilitação em Marketing, Universidade do Vale do Itajaí. São José-SC, 2008.

FEBRABAN. Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2021. 2021. Disponível em: 0https://cmsarquivos.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/pesquisa-febraban-relatorio.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022.

FIEBIG, Émerson Adriano; FREITAS, Ernani Cesar de. Canais de Atendimento, Satisfação e Lucratividade de Clientes em Serviços: um caso bancário. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 742-775, dez. 2011. Quadrimestral.

FREITAS, André Luís Policani; MORAIS, Alline Sardinha Cordeiro. Análise Importância-Desempenho Aplicada à Avaliação da Qualidade em Serviços Bancários. Revista Produção Online, Florianópolis, v. 12, n. 4, p. 1131-1161, dez. 2012.

FURAIJI, Fatimah; ŁATUSZYńSKA, Małgorzata; WAWRZYNIAK, Agata. An Empirical Study of the Factors influencing Consumer Behaviour in the Electric Appliances Market. Contemporary Economics, [s. l], v. 6, n. 3, p. 76-86, jun. 2012.

GAREPASHA, Akram; AALI, Samad; ZENDEH, Alireza Bafandeh; IRANZADEH, Soleyman. Dinâmica do marketing de relacionamento online: qualidade do relacionamento e lealdade dos clientes em bancos iranianos. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 140-162, mar. 2020.

GERALDO, Graciela Cristina; MAINARDES, Emerson Wagner. Estudo sobre os fatores que afetam a intenção de compras online. Rege: Revista de Gestão, Vitória, Es, n. 24, p. 181-194, mar. 2017.

GONDASKI, Amanda Rodrigues. O impacto das atividades de marketing no instagram no comportamento do consumidor e na lealdade à marca. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Comunicação e Media, Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Leiria, 2021.

ISIBOLI, Gabriel Henrique Pimenta; PÉPECE, Olga Maria Coutinho. Automated banking services consumption by adults with low education levels. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 18-32, 28 mar. 2018. Departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF.

KARA-JUNIOR, Newton. Definition of population and randomization of sample in clinic surveys. Revista Brasileira de Oftalmologia, [S.L.], v. 73, n. 2, 2014. Revista Brasileira de Oftalmologia. http://dx.doi.org/10.5935/0034-7280.20140015.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: iniciação à pesquisa. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

KOSINSKI, Daniel Santos. A DIGITALIZAÇÃO DOS MEIOS DE PAGAMENTO: o pix e as central bank digital currencies em perspectiva comparada. Textos de Economia, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 1-26, jul. 2021.

KOTLER, P. (2019). Administração de Marketing. (10. ed.), Prentice Hall.

KOTLER, P., & KELLER, K. L. (2019) Administração de Marketing. (12a ed.), Pearson Prentice Hall.

LEÃO, Wandick; SANTOS, Juliana Bonomi. Empoderamento na Recuperação do Serviço: implicações na percepção de equidade e lealdade do cliente. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, Curitiba-PR, v. 17, n. 2, p. 208-238, ago. 2018.

LIMA, Cesar Henrique Souza; TEIXEIRA, Arilda. A LEALDADE DE CLIENTES AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. Caderno Profissional de Marketing, Piracicaba, v. 6, n. 2, p. 1-16, dez. 2018.

LIMA, Euder Ramos; MAGALHÃES, Terezinha Camargo. Satisfação de clientes com o atendimento bancário. Research, Society and Development, [S.L.], v. 10, n. 11, p. 1-10, 27 ago. 2021. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.18722.

LIU, Jeanny. A conceptual model of consumer sophistication. Innovative Marketing Journal, v. 6, n. 3, 2010.

LONGARAY, André Andrade; CASTELLI, Tiago Machado; MAIA, Claudia Rodrigues; TONDOLO, Vilmar Gonçalves. Um estudo a respeito da avaliação da satisfação dos usuários de internet banking e mobile banking no brasil. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 1, n. 20, p. 26-50, ago. 2019.

MARCOS, Anabela; ANTUNES, Andreia. Antecedentes da lealdade em serviços bancários. Portuguese Journal Of Finance, v.4, n. 7, p. 3-36, mar. 2018.

MARIZ, M. E. de A, GARCIA, M. N., SILVA, D., CODA, R. Um estudo da satisfação dos consumidores e da qualidade dos serviços bancários. Revista Gestão & Regionalidade. n. 64, maio/ago. 2006.

MARTINEZ, Fernanda. PME: inovação ajuda empreendedores a recuperar faturamento durante pandemia; veja 7 dicas para sua empresa. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/empreendedorismo/noticia/2022/03/23/pme-inovacao-ajuda-empreendedores-a-recuperar-faturamento-durante-pandemia-veja-7-dicas-para-sua-empresa.ghtml. Acesso em: 10 mar. 2022.

MARTINO, F.A.; TORRES, C.V; ABREU, J.C de. Atributos desejados em serviços bancários: percepções em uma amostra de prefeitos brasileiros. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v.8, n.4, p.910-926, jan/jun, 2016.

MEDEIROS, Janine Fleith De; CRUZ, Cassiana Maris Lima. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores. Teoria e Evidência Econômica, Edição Especial, v. 14, p. 167-190, 2006.

MELO, Paulette; NETTO, Abner; CRISPIM, Sergio. Segurança da informação em bancos no brasil, à luz da ISO 17.799:2005 e do erm – enterprise risk management. Revista de Informática Aplicada, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 43-56, jun. 2007.

MOYANO, C. A. M., ANGNES, D. L., & CORREA, M. D. (2020) Satisfação dos clientes bancários: uma análise bibliométrica dos artigos acadêmicos publicados na última década. Revista Brasileira de Administração Científica, 11(2) 24-41.

NEVES, Maria Alice Vilas Boas Wanderley. Caracterização do usuário através de uma perspectiva do comportamento do consumidor. 2017. 180 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

OLIVEIRA, Felipe Gabriel Barbosa de. Comportamento do Consumidor: Os Fatores de Influência. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 1. Vol. 9. pp 613-630., outubro / novembro de 2016. ISSN: 2448-0959

PACHECO, Luís; CORDEIRO, Sandra; TAVARES, Fernando Oliveira. Fatores Associados à Escolha de Serviços Bancários: Uma Aplicação aos Bancos de Benguela, em Angola. European Journal of Applied Business Management, [s. l], v. 5, n. 1, p. 13-30, 2019.

QUADROS, Gabriela Fiegenbaum. Clientes organizacionais: motivos para iniciar e manter relacionamento com uma instituição financeira. 2014. 64 f. Monografia (Especialização) - Curso de Administração, Centro Universitário Univates, Lageado, 2014.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

SANTOS, Alexandre Corrêa dos; FRIEDRICH, Marcos Paulo Albarello; HEIN, Nelson. Determinantes da utilização de canais de serviços mobile banking para transações financeiras. Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 20, n. 1, p. 7-27, 2019.

SANTOS, Luiz Carlos dos. Tópicos sobre Metodologia Científica. Salvador: Quarteto, 2007.

SANTOS, Mariana Claro dos. Desafios no retalho homedecor: omnicanalidade, sustentabilidade e comportamento de compra do consumidor. 2021. 58 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Marketing, Universidade de Lisboa, Portugal, 2021.

SCHINAIDER, Alessandra Daiana; FAGUNDES, Paloma de Mattos; SCHINAIDER, Anelise Daniela. Consumer Educational Behavior: Their Profile and the Purchase Decision Process. Future Studies Research Journal, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 149-170, ago. 2016.

SCHLINDWEIN, Carlos Eduardo; LAZZARI, Fernanda; MARTELLO, Morgane Girotto. A Percepção de Gestores sobre a Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) nos Serviços Prestados por uma Instituição Financeira da Serra. XIX Mostra de Iniciação Científica, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Programa de Pós-Graduação em Administração, Caxias do Sul, p. 1-12, ago. 2019.

SEBRAE (Bahia). "Figital’ é tema de palestra da Semana Sebrae. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/ba/bahia/especial-publicitario/sebrae-ba/semana sebrae/noticia/2021/10/08/figital-e-tema-de-palestra-da-semana-sebrae.ghtml. Acesso em: 11 mar. 2022.

SICOOBCREDICITRUS (São Paulo). 6 vantagens do atendimento personalizado em instituições financeiras. 2019. Sicoobcredicitrus. Disponível em: https://credicitrus.blog/atendimento-bancario/. Acesso em: 11 mar. 2022.

SILVA, Luciana Nogueira da. DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR: um estudo sobre os fatores de maior influência. Inovarse, [s. l], p. 1-21, set. 2016.

SOUZA, Ana Carolina Andrade de; JESUS, Anedite Marques de; GOMES, Jaqueline Friedrich; FRIEDRICH, Mayara Cristina; SANTANA, Peri da Silva. Internet banking: a satisfação dos usuários de uma instituição financeira. Braz. Ap. Sci. Rev, Curitiba, v. 2, n. 6, p. 2057-2078, nov. 2018.

STÜRMER, Daniele Beatriz; CALLEGARO, Daniela. Atributos Determinantes na Escolha de uma Instituição Financeira Tradicional Versus uma Instituição Financeira Cooperativa. Programa de Pós-Graduação em Administração Especialização em Marketing, Porto Alegre, p. 1-22, jun. 2016.

TENAGLIA, Mag. Natalia Sofía. ¿Qué tan ético es. Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación, [S.L.], v. -, n. 106, p. 55-64, set. 2021. Fundacion Universidad de Palermo. http://dx.doi.org/10.18682/cdc.vi106.4033.

TOMASI, Arlete Cecilia; CONTO, Samuel Martim de. Fatores determinantes na escolha de uma instituição financeira por jovens produtores rurais do município de Teutônia. Revista Destaques Acadêmicos, v. 6, n. 1, p. 51-64, 2014.

TROIANI, Leonice; SEHNEM, Simone; CARVALHO, Luciano. Moda sustentável: uma análise sob a perspectiva do ensino de boas práticas de sustentabilidade e economia circular. Cadernos Ebape.Br, [S.L.], v. 20, n. 1, p. 62-76, jan. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120200214.

ZACHARIAS, Maria Luiza Barcellos; FIGUEIREDO, Kleber Fossati; ALMEIDA, Victor Manoel Cunha de. DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES COM SERVIÇOS BANCÁRIOS. Rae- Eletrônica, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 1-23, dez. 2008.

Downloads

Publicado

01-08-2024

Como Citar

HEBERLE, Éder L.; LANGER ROHDEN, M. Fatores determinantes para a fidelização de clientes em instituições financeiras : Determining factors for customer loyalty in financial institutions. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 27, n. 47, p. 270–300, 2024. DOI: 10.48075/csar.v27i47.31976. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/31976. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)