A RELEVÂNCIA DE ANIBAL PONCE PARA A COMPREENSÃO DO COMPLEXO EDUCATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i34.23028
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação, História da Educação, Obra Clássica

Resumo

O artigo apresenta a obra de Aníbal Ponce: “Educação e Luta de Classes”. Sustenta-se que este livro representa um clássico da educação, pois se constitui em importante fonte de pesquisa para estudantes, professores e investigadores que necessitam conhecer a história da educação em articulação com a totalidade social. Opta-se, metodologicamente, por uma leitura imanente da obra em análise. A comunicação entende que o livro apresentado possibilita ao leitor não somente conhecer os fatos dados historicamente, mas também entender a relação dialética entre os complexos da educação e da economia no emaranhado da luta de classes. Como considerações, a exposição aponta que a educação de cada período histórico retratou as demandas postas pela sociedade de cada época referida. Indica-se, ainda, que, no percurso histórico da luta de classes, a classe dominante utilizou o complexo educativo em favor da manutenção do status quo; isso, dialeticamente, criou obstáculos para que os trabalhadores e seus filhos tivessem acesso ao conhecimento acumulado universalmente. Toda trajetória educativa sistematizada pelo autor, com efeito, oferece elementos para compreensão da relação do complexo da educação com o do trabalho, o que dota o leitor da condição de melhor compreender o atual estágio da educação. Por esse conjunto argumentativo, como se pode ver ao longo do artigo, sustenta-se que esta obra é um clássico da educação.

Biografia do Autor

Adriana Mota de Oliveira Sidou, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Adriana Mota de Oliveira Sidou é Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará e professora técnica da Prefeitura Municipal de Fortaleza. E-mail: amsidou@gmail.com

José Deribaldo Gomes dos Santos, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará - FECLESC/ UECE

José Deribaldo Gomes dos Santos é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará e professor adjunto da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará. E-mail: deribaldo.santos@uece.br

Adele Cristina Braga Araujo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Adéle Cristina Braga Araujo é Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. E-mail: adele.araujo@ifce.br

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Publicado

13-05-2020

Como Citar

DE OLIVEIRA SIDOU, A. M.; SANTOS, J. D. G. dos; ARAUJO, A. C. B. A RELEVÂNCIA DE ANIBAL PONCE PARA A COMPREENSÃO DO COMPLEXO EDUCATIVO. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 34, p. DOI: 10.17648/educare.v15i34.23028, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i34.23028. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23028. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS