O DISCURSO DO SUJEITO-PROFESSOR EM FORMAÇÃO: FOCO NOS MEMORIAIS DESCRITIVOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v17i2.19879Palabras clave:
Análise do Discurso. Memoriais descritivos. Formação inicial de professores.Resumen
Os professores exercem papel central no processo de mudança sociocultural e na formação de sujeitos críticos e atuantes no contexto brasileiro. Dessa forma, a constituição da identidade profissional de professores, a alteridade e a representação de licenciandos a respeito de si mesmos como falantes de línguas merecem destaque nos estudos da Análise do Discurso e da Linguística Aplicada, visando a valorização do profissional de línguas. Nesse sentido, destaca-se que essas temáticas vêm sendo objeto de investigação de pesquisas, contribuindo para a valorização desses profissionais. Para tanto, este estudo procura analisar o discurso de alguns acadêmicos – sujeitos-professores em formação – de Cursos de Letras e Pedagogia da Unioeste, sobre a constituição identitária do professor. Procura, ainda discutir algumas implicações e representações entre a trajetória escolar e a escolha profissional desses licenciandos em formação inicial. A metodologia adotada consiste numa abordagem qualitativa, a partir de memoriais descritivos e analíticos levantados entre os anos de 2016 a 2018, e que revelam os discursos de estudantes em processo de formação docente. Os resultados sinalizam que o discurso desses sujeitos converge para uma relação entre a vivência no contexto escolar e a opção pela formação docente.
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