Gestão empreendedora dos profissionais de Secretariado: um diagnóstico da previsão de vendas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v23i2.31569

Palabras clave:

Emprendimiento, Secretaría

Resumen

Este artigo teve como objetivo geral é realizar um diagnóstico da previsão de vendas pelos profissionais de secretariado na gestão dos seus negócios e de maneira específica identificar o perfil dos empreendedores profissionais de secretariado, identificar como o profissional de secretariado entende e realiza a previsão de vendas na gestão do seu negócio e analisar a situação das vendas para o diagnóstico da previsão de vendas. A metodologia foi classificada com uma abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, na forma de pesquisa bibliográfica e de levantamento utilizando o método de análise de conteúdo. Diante disso, foi realizada uma pesquisa com 5 (cinco) microempreendedores individuais que são profissionais de secretariado executivo da cidade de Rio Tinto-PB e Mamanguape-PB, que são gestores do seu próprio negócio por meio de uma amostragem não-probabilística por acessibilidade e conveniência. Os resultados apontam que todos os respondentes, elaboram sua previsão de vendas por meio do método qualitativo, com base na experiência do negócio. A conclusão indica que esse método qualitativo utilizado contribui para erros na previsão ao comprar/produzir mais ou menos do que a venda real que ocorre na empresa. Dessa forma, o estudo constatou que a falta de conhecimento e orientação na previsão de vendas tem sido o principal entrave para a efetiva transformação de crescimento em seus negócios por parte dos microempreendedores individuais. Sendo assim, a pesquisa diagnosticou que os profissionais de secretariado executivo que são gestores dos seus negócios, compram/produzem mais do que a venda real que ocorre.

Biografía del autor/a

Alynne Costa de Lima, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduada en Secretaría Ejecutiva Bilingüe

Universidad Federal de Paraíba - UFPB

Kátia Regina Gonçalves de Deus, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Estudiante de Doctorado en Lingüística en el Programa de Posgrado en Lingüística (PROLING)

Universidad Federal de Paraíba (UFPB)

Helen Silva Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doctorado en Ingeniería de Producción en el área de Liderazgo en Gestión de Proyectos

Universidad Federal de Pernambuco (UFPE)

Citas

AGOSTINI, C., PARTYKA, R., LANA, J. Previsão de vendas e dados estatísticos: o caso da Woodstock e suas exportações para os EUA. Teoria e Prática em Administração, v. 9, n. 1, p. 140-149, 2018. https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i1-41458

ANGELO, C. F., et al. Séries temporais e redes neurais: uma análise comparativa de técnicas na previsão de vendas do varejo brasileiro. Brazilian Bussiness Review – BBR, v. 8, n. 2, p. 01-21, abr./jun, 2011. Disponível em: http://www.bbronline.com.br/public/edicoes/8_2/artigos/tw4ow5ts001122011162324.pdf Acesso em: 25 jun. 2023.

BARDIN, I. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BISCOLI, F. R. V.; CIELO, I. D. Gestão organizacional e papel do secretário executivo. Revista Expectativa, v. 3, n. 1, p. 11-19, 2004. https://doi.org/10.48075/revex.v3i1.741

BOWERSOX, D. J., CLOSS, D. J. COOPER, M. B. Gestão logística de cadeia de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006.

CONAJE - Confederação Nacional dos Jovens Empreendedores. Pesquisa do jovem empreendedor brasileiro. 2020. Disponível em: https://conaje.com.br/projetos/Pesquisa-do-Perfil-do-Jovem-Empreendedor-Brasileiro/. Acesso em: 24 de fev. 2023.

DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor. 1 Ed. São Paulo: Cultura e Editores Associados, 1999.

DORNELAS, J. C A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2008.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor (Entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Pioneira Thomson, 2003.

FERNANDES, F. C. F.; GODINHO FILHO, M. Planejamento e controle da produção. São Paulo: Atlas, 2010.

GEM – Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil - Relatório Executivo. Curitiba, 2022. Disponível em: https://datasebrae.com.br/pesquisa-gem/. Acesso em 24 de mai. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GONÇALVES, P. S. Administração de materiais. 6 ed., ver. e atual. São Paulo: atlas, 2020.

GONÇALVES, H. S. CARVALHO, A. D.; OLIVEIRA, A. M. M. Previsão de demanda e sua prática: um estudo multicaso em microempresas paraibanas. In: XXXVI ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. (Anais...), 03 a 06 de outubro de 2016, João Pessoa/PB.

GUERREIRO, M., CORREIA, M., SOUSA, C. Análise de consumo numa unidade hoteleira no Algarve – Portugal, com o recurso de ferramentas de Business Intelligence. Revista Turismo - Visão e Ação, v. 19 n. 3, p. 513-539, set./dez, 2017. https://doi.org/10.14210/rtva.v19n3.p513-539

HISRICH, R.; PETERS, M.; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 7ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2009.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MOREIRA, K. D.; SANTOS, A. K.; MORETTO NETO, L. Profissional de secretariado empreendedor: um agente de mudança. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, v. 6, n. 1, p 168-186, jan./abr. 2015. https://doi.org/10.7769/gesec.v6i1.311

NATALENSE, L. A secretária do futuro. São Paulo: Qualitymark, 1998.

PAULA, S. O caminho da sobrevivência das micro e pequenas empresas do segmento mercadista.1 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PELLEGRINI, F. R.; FOGLIATTO, F. Estudo comparativo entre modelos de Winters e de Box-Jenkins para a previsão de demanda sazonal. Revista Produto & Produção, v. 4, número especial, p.72-85, 2000.

PELLEGRINI, F. R.; FOGLIATTO, F. Passos para implantação de sistemas de previsão de demanda: técnicas e estudo de caso. Revista Produção, v. 11, n. 1, p. 43-64, 2001. https://doi.org/10.1590/S0103-65132001000100004

PORTAL DO EMPREENDEDOR. Estatísticas 2020. Disponível em: http://www22.receita.fazenda.gov.br/inscricaomei/private/pages/relatorios/opcoesRelatorio.js Acesso em: 09 de fev. 2021.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo/RS - FEEVALE. 2013.

RAMOS, P.; RAMOS, M. M.; BUSNELLO, S. J. Manual prático de metodologia da pesquisa: artigo, resenha, projeto, TCC, monografia, dissertação e tese. Blumenau: Acadêmica, 2003.

RIBEIRO, A. T. V. B; KRAKAUER, P. V. C. Empreendedorismo por estilo de vida: estudo exploratório sobre fatores motivacionais, características e gestão. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, v. 7, n. 1, p. 112-131, jan./abr. 2016. htps://doi.org/10.7769/gesec.v7i1.439

ROCHA, L. C. Criatividade e inovação: como adaptar-se às mudanças. LTC: Rio de Janeiro, 2009.

SANTOS, B. F. et al. A importância da previsão de vendas em um e-commerce. Diálogos em Contabilidade: teoria e prática, v. 7, n. 1, p. 1-21, 2019.

SILVA, S. S.; OLIVEIRA, M. A.; LEAL JUNIOR, I. C. Modelo de Previsão de Vendas em Jogos de Empresas: Potencializando a Prática dos Gestores. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 2, p. 50-64, 2016. https://doi.org/10.12712/rpca.v10i2.11257

SILVA, R. A.; CORREIA, A. M. M; SIQUEIRA, E. S. Características comportamentais empreendedoras (CCE´S) do Barão de Mauá: uma análise teórica do filme “Mauá - o Imperador e o Rei”. In: SIQUEIRA, E. S. (Org.). Arte e Gestão: o cinema visto pelo olhar da Administração. Mossoró: EdUFERSA, 2016.

SLACK, N. et al. Gerenciamento de operações e de processos: princípios e práticas de impacto estratégico. São Paulo: Bookman, 2008.

WANKE, P.; JULIANELLI, L. Previsão de Vendas: processos organizacionais e métodos quantitativos e qualitativos. 1 ed. São Paulo:Atlas, 2006.

WERNER, L.; RIBEIRO J. Modelo composto para prever demanda através da integração de previsões. Produção, v.16, n. 3, p. 493-509, 2016. https://doi.org/10.1590/S0103-65132006000300011

Publicado

30-06-2024

Cómo citar

ALYNNE COSTA DE LIMA; MAGALHÃES CORREIA, A. M.; KÁTIA REGINA GONÇALVES DE DEUS; HELEN SILVA GONÇALVES. Gestão empreendedora dos profissionais de Secretariado: um diagnóstico da previsão de vendas. Revista Expectativa, [S. l.], v. 23, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/revex.v23i2.31569. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/31569. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Seção - Secretarial