ESTRUTURA PRODUTIVA E RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE O NORTE DO PARANÁ E O RESTANTE DO ESTADO: AGROPECUÁRIA E SETORES AGROALIMENTARES

Autores

  • Antonio Carlos Moretto
  • Rossana Lott Rodrigues
  • Umberto Antonio Sesso Filho

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v12i2.1761

Palavras-chave:

economia regional, insumo-produto, agropecuária, setores agroalimentares.

Resumo

Os objetivos deste artigo foram estimar as ligações setoriais e o transbordamento do multiplicador de produção entre as regiões Norte do Paraná e Restante do Paraná utilizando a matriz de insumo-produto inter-regional estimada para 1995. A partir dos cálculos dos índices de ligação de Rasmussen-Hirschman e dos índices puros de ligação (GHS) e da determinação do transbordamento do multiplicador de produção, os resultados mostraram que: a) a agricultura e os setores alimentares se destacaram na estrutura produtiva do Norte do Paraná, comparativamente ao Restante do Paraná, enquanto propagadores das relações intersetoriais; b) a estrutura industrial do Restante do Paraná se apresentou mais diversificada relativamente à da Região Norte, não dependendo tanto da agricultura e dos setores alimentares para sua dinâmica; c) o efeito do transbordamento do multiplicador de produção no sentido Restante do Paraná-Região Norte do Paraná foi de 4,9% enquanto no sentido Região Norte do Paraná-Restante do Paraná alcançou 12%, revelando maior dependência do Norte em relação ao Restante do Paraná para seu processo produtivo; d) o Restante do Paraná, embora mais diversificado em sua estrutura produtiva, apresentou-se mais dependente do Norte paranaense no que se refere ao atendimento dos requisitos de insumos para os setores agroalimentares diante de aumentos na sua demanda final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-07-2009

Como Citar

MORETTO, A. C.; RODRIGUES, R. L.; SESSO FILHO, U. A. ESTRUTURA PRODUTIVA E RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE O NORTE DO PARANÁ E O RESTANTE DO ESTADO: AGROPECUÁRIA E SETORES AGROALIMENTARES. Informe GEPEC, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 73–90, 2009. DOI: 10.48075/igepec.v12i2.1761. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/1761. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos