Análise das estratégias de financiamento e comercialização dos produtores de soja da região de Santa Rosa do Tocantins/TO

Autores

  • Waldecy Rodrigues
  • Luécia Pereira Silva
  • Alivínio Almeida
  • Júlio Eduardo Menezes

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v14i2.2129

Palavras-chave:

contratos pré-fixados, cultivo da soja, instituições oficiais e trading.

Resumo

Este artigo tem como objeto de análise as estratégias de financiamentos e comercialização adotadas pelos produtores de soja de Santa Rosa do Tocantins, na safra 2007/08, estabelecido por meio de contratos de compra e venda antecipada com as tradings que atendem a região. O estudo permitiu caracterizar os produtores quanto à origem dos créditos de financiamento, as modalidades contratuais estabelecidas entre os agentes, os fatores que motivaram os produtores a estabelecerem tais relações contratuais, bem como a influência do exercício dos contratos em suas rendas. Foram realizadas pesquisas quantitativas com 32 produtores de soja e entrevistas com gerentes de 2 tradings. As argumentações teóricas da pesquisa foram embasadas pela Economia dos Custos de Transação. Os resultados apontaram que os principais agentes de financiamento e comercialização da soja na região são as tradings; as modalidades de contratações adotadas foram as de preço fixo em real/dólar e de preço a fixar e que 50% das contratações originadas das modalidades de preço fixo em real e/ou dólares trouxeram prejuízo. A partir do contexto verificou-se que os contratos estabelecidos a preço fixo em real e dólar combinados com a movimentação de mercado, na liquidação dos mesmos, não caracterizaram uma boa estratégia de negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-08-2010

Como Citar

RODRIGUES, W.; SILVA, L. P.; ALMEIDA, A.; MENEZES, J. E. Análise das estratégias de financiamento e comercialização dos produtores de soja da região de Santa Rosa do Tocantins/TO. Informe GEPEC, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 6–21, 2010. DOI: 10.48075/igepec.v14i2.2129. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/2129. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos