SUSTENTABILIDADE SOCIAL NA PRODUÇÃO DE FRANGO DE CORTE EM SISTEMA DARK HOUSE: UM ESTUDO MULTICASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v23i2.21697

Palavras-chave:

Produção de Frango. Dark House. Desenvolvimento Regional. Sustentabilidade Social. APOIA-Social.

Resumo


Este artigo se propõe a avaliar a sustentabilidade social da produção de frango de corte em sistema Dark House na Região da Grande Dourados- Mato Grosso do Sul. Como ferramenta de avaliação, optou-se pelo uso do Sistema de Impacto Social de Atividades Agropecuárias (APOIA-SOCIAL), que consiste em um sistema de avaliação com 16 indicadores divididos em quatro aspectos: emprego, economia, saúde, gestão e administração. A pesquisa foi realizada em cinco propriedades rurais em cidades distintas. Os resultados evidenciaram que as propriedades alcançaram índices finais de impacto social superiores à linha de base (0,70) preconizada pelo sistema, o que permite dizer que o impacto social foi positivo. Por outro lado, verificou-se que o aspecto saúde apresentou impacto negativo, podendo se tornar fator prejudicial à sustentabilidade da atividade, caso não sejam realizadas medidas mitigadoras para sua correção.

Biografia do Autor

Sulma Vanessa Souza, Universidade Estatual de Mato Grosso do sul- UEMS

Mestranda do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos- UEMS.  Atualmente é Pesquisadora do grupo OGS- Organizações, Governo e Sociedade.

Marcel Gonçalves de Almeida, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul- IFMS

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(2007) e especialização em Tec. de Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal.

Omar Jorge Sabbag, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FEIS.

Pós-doutorado em Zootecnia (políticas públicas e desenvolvimento) pela UNESP/FEIS (2012). Atualmente é professor da UNESP/FEIS e docente orientador no programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (UEMS) e do Mestrado Profissional em Administração (FCAV-UNESP).

Luanne Escobar do Nascimento Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD. Atualmente´é mestranda em Agronegócios pela UFGD.

Downloads

Publicado

25-11-2019

Como Citar

SOUZA, S. V.; ALMEIDA, M. G. de; SABBAG, O. J.; OLIVEIRA, L. E. do N. SUSTENTABILIDADE SOCIAL NA PRODUÇÃO DE FRANGO DE CORTE EM SISTEMA DARK HOUSE: UM ESTUDO MULTICASO. Informe GEPEC, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 84–101, 2019. DOI: 10.48075/igepec.v23i2.21697. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/21697. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos