ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v26i1.27035
Agências de fomento

Palavras-chave:

Conselho de Alimentação Escolar, PNAE, Controle Social, Políticas Públicas

Resumo

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um instrumento que visa a participação da população na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estabelecendo canais para cobrança dos governos quanto a melhorias demandadas. Diante de tantos desafios para o fortalecimento do PNAE e de seu controle social, é que surge o interesse sobre o aprofundamento sobre a temática. Para tanto, este estudo multicaso selecionou quatro CAEs paranaenses e com base em resultados de análise documental e de conteúdo, congregou seus potenciais e limitantes em matriz de análise SWOT. Os fatores em comum demonstraram a influência da liderança e participação consciente, assim como a tutela de gestores e falta de conhecimento ou disponibilidade para os avanços e retrocessos de atuação.

Abstract: The School Meals Council (CAE) is an instrument that aims at the participation of the population in the management of the National School Meals Program (PNAE), establishing channels for charging the governments regarding the improvements demanded. In the face of so many challenges for strengthening PNAE and its social control, interest in deepening the theme arises. For this purpose, this multi-case study selected four CAEs from Paraná and based on the results of documentary and content analysis, gathered their potential and limiting factors in a SWOT analysis matrix. The common factors demonstrated the influence of leadership and conscious participation, as well as the tutelage of managers and lack of knowledge or availability for the advances and setbacks of performance.

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Biografia do Autor

Dalton Metz Muniz, UTFPR

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (2009) e atualmente é mestrando no Programa de Pós Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (2018...). Tem experiência de mais de 08 anos na área de Alimentação Escolar, atuando junto à nutricionistas, gestores, educadores, agricultores familiares, manipuladores de alimentos e outros. Possui também experiência nas áreas de produção de alimentos, comercial e consultoria.

Christian Luiz Da Silva, UTFPR

Professor Associado IV da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Professor permanente do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação de Tecnologia e Sociedade (PPGTE), do Programa de Pós-graduação em Planejamento e e Governança Pública (mestrado e doutorado profissional) e do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UTFPR (2019-2020). Professor visitante da Universidade Sapienza de Roma (2019). Presidente do Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos desde 2020 e Membro do Observatório das Metrópoles. Graduado em economia, mestre e doutor em engenharia de produção e pós-doutor em administração pela USP. Ganhador do Prêmio Paraná de Economia em 1999, 2002, 2005, 2007 e 2009 e 2010. Escolhido pelos economista como Economista do Ano (2010) na categoria acadêmica, por sua trajetória e atuação na área. Coordenador da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária (2017-2019), coordenador adjunto dos programas acadêmicos da área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES (2018-2019) e dos Programas Profissionais da mesma área da CAPES (2013-2018). Presidente do Conselho Regional de Economia - 6a. Região/ Paraná em 2005. Líder do grupo de pesquisa em Políticas Públicas e Dinâmica de Desenvolvimento Territorial (PD2T) da UTFPR. Desenvolve pesquisas relacionadas a política e gestão pública para o desenvolvimento local sustentável. Possui 15 livros publicados sobre o tema. Pesquisador do CNPq e da Fundação Araucária.

Mirian Beatriz Schneider, UNIOESTE

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994), mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (1998), Doutora em História Econômica pela Universidad de León/Espanha (2003), e Pós Doutora em Economia Aplicada pela USP (2010) . Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando Colegiados do Curso de Ciências Econômicas e nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e de Economia. Tem experiência na área de Economia Brasileira, Economia Internacional e Desenvolvimento Econômico, principalmente nos seguintes temas:inserção internacional, políticas e barreiras comerciais, agricultura brasileira, desenvolvimento regional e integração Econômica.

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Publicado

07-02-2022

Como Citar

MUNIZ, D. M.; DA SILVA, C. L.; SCHNEIDER, M. B. ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS: UM ESTUDO MULTICASO DE CONSELHOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARANAENSES / Between advances and setbacks: a multi-case study of Paraná state school feeding councils. Informe GEPEC, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 299–312, 2022. DOI: 10.48075/igepec.v26i1.27035. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/27035. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos