Cooperativismo e política: redes de associações e estado na constituição do marco tecnológico e na organização da agricultura sul-brasileira no período Vargas

Autores

  • Erneldo Schallenberger

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v8i1.318

Resumo

O interesse do presente artigo é estabelecer uma relação entre a trajetória da organização cooperativa no Sul do Brasil, a partir da vertente do associativismo cristão, e a interferência do Estado na modelação social e na organização produtiva dos colonos, tendo em vista a racionalização da sociedade para os fins por eles propostos. Dá ênfase a um dos momentos mais significativos da ingerência política do Estado sobre a organização dos agricultores: a transformação da Liga das Uniões Coloniais em Federação Estadual dos Consórcios Profissionais -Cooperativos de Agricultores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-04-2007

Como Citar

SCHALLENBERGER, E. Cooperativismo e política: redes de associações e estado na constituição do marco tecnológico e na organização da agricultura sul-brasileira no período Vargas. Informe GEPEC, [S. l.], v. 8, n. 1, 2007. DOI: 10.48075/igepec.v8i1.318. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/318. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos