AGROECOLOGIA COMO UM NOVO LUGAR SOCIAL DE NEGAÇÃO PARA UM OUTRO PRINCÍPIO DE REALIDADE: EXPERIÊNCIA AGROECOLÓGICA NO SÍTIO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.28864Abstract
Este estudo tem a pretensão de abordar a importância e a necessidade da agroecologia para a soberania alimentar e política. Iremos inicialmente abordar pelo viés filosófico e pela perspectiva da teoria crítica a industrialização e a instrumentalização da agricultura por intermédio da revolução verde e seus efeitos na sociedade e na natureza. Abordaremos a agroecologia como um movimento dialético, que vincula sensibilidade e razão sem instrumentalizar a natureza, se diferenciando assim dos métodos convencionais de agricultura. Nossa discussão se sustentará fundamentalmente pela mediação da teoria crítica a partir dos conceitos de Herbert Marcuse. Por fim, apresentamos breve relato de uma experiência agroecológica iniciada em 2020 em parceria com o Sítio Paraná, localizado em Santa Helena Velha, onde produzimos hortaliças no sistema agroflorestal, escoando a produção junto de uma associação de produtores orgânicos. Esperamos, assim, indicar para a produção agroecológica, orientada por um outro princípio de realidade é viável, embora haja diversos desafios a serem enfrentados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.