AGROECOLOGIA COMO UM NOVO LUGAR SOCIAL DE NEGAÇÃO PARA UM OUTRO PRINCÍPIO DE REALIDADE: EXPERIÊNCIA AGROECOLÓGICA NO SÍTIO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.28864Resumen
Este estudo tem a pretensão de abordar a importância e a necessidade da agroecologia para a soberania alimentar e política. Iremos inicialmente abordar pelo viés filosófico e pela perspectiva da teoria crítica a industrialização e a instrumentalização da agricultura por intermédio da revolução verde e seus efeitos na sociedade e na natureza. Abordaremos a agroecologia como um movimento dialético, que vincula sensibilidade e razão sem instrumentalizar a natureza, se diferenciando assim dos métodos convencionais de agricultura. Nossa discussão se sustentará fundamentalmente pela mediação da teoria crítica a partir dos conceitos de Herbert Marcuse. Por fim, apresentamos breve relato de uma experiência agroecológica iniciada em 2020 em parceria com o Sítio Paraná, localizado em Santa Helena Velha, onde produzimos hortaliças no sistema agroflorestal, escoando a produção junto de uma associação de produtores orgânicos. Esperamos, assim, indicar para a produção agroecológica, orientada por um outro princípio de realidade é viável, embora haja diversos desafios a serem enfrentados.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.