ÍNDICES E INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO E UMA INICIATIVA NO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.28956Resumo
Este manuscrito apresenta uma pequena síntese do complexo desiderato de estabelecer índices e indicadores de sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável. Iniciando pelo importante trabalho de Van Bellen, que inventariou especialistas em todo o mundo buscando destes os parâmetros julgados adequados para esta mensuração da sustentabilidade. Passando pelo exercício empreendido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em diversos estudos e consequentemente documentos de divulgação. Chegando a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com suas metas norteadoras. Finalmente se apresenta uma iniciativa desenvolvida no Estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, do Núcleo de Pesquisas Econômicas do Setor Público – NUPESP, que há quase duas décadas busca mensurar através do Índice das Pressões Antrópicas (IPA), Índice de Atenuação das Pressões Antrópicas pelos Governos Municipais (IAPAM) e mais recentemente o Índice de Sustentabilidade Local (ISL).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.