ÍNDICES E INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO E UMA INICIATIVA NO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.28956Abstract
Este manuscrito apresenta uma pequena síntese do complexo desiderato de estabelecer índices e indicadores de sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável. Iniciando pelo importante trabalho de Van Bellen, que inventariou especialistas em todo o mundo buscando destes os parâmetros julgados adequados para esta mensuração da sustentabilidade. Passando pelo exercício empreendido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em diversos estudos e consequentemente documentos de divulgação. Chegando a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com suas metas norteadoras. Finalmente se apresenta uma iniciativa desenvolvida no Estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, do Núcleo de Pesquisas Econômicas do Setor Público – NUPESP, que há quase duas décadas busca mensurar através do Índice das Pressões Antrópicas (IPA), Índice de Atenuação das Pressões Antrópicas pelos Governos Municipais (IAPAM) e mais recentemente o Índice de Sustentabilidade Local (ISL).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.