AVALIAÇÃO DAS RESOLUÇÕES ESPACIAL E TEMPORAL DO ÍNDICE VEGETATIVO GLI ATRAVÉS DE IMAGENS DE DRONE E SATÉLITE NA CIDADE DE CATANDUVAS - PR

Autores

  • Luan Martin Arejano Universidade Federal de Pelotas
  • João Gabriel Ruppenthal Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Felipe Luiz de Lemos Nobre Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Félix Augusto Pazuch Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Reginaldo Ferreira Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0001-5174-5131
  • Isabella Ribas Pereira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Maurizio Silveira Quadro Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i1.30574

Resumo

A análise de imagens por meio do sensoriamento remoto está associada com uma excelente ferramenta do ambiente SIG, sendo o sensoriamento remoto uma ciência de obtenção de informações de determinado objeto por meio de sensores remotos sem que se esteja em contato com o alvo em estudo. O sensoriamento remoto funciona de forma em que as diferenças da energia eletromagnética que é refletida pela superfície dos alvos e recolhidas pelos sensores. O GLI é um índice vegetativo de clorofila e representa a alteração da vegetação indicando, plantas vivas, mortas e o solo exposto. A pesquisa tem como objetivo avaliar a resolução espacial e temporal do índice de folha verde (GLI) a partir de imagens provenientes de satélite e drone na cidade de Catanduvas - PR. O trabalho foi realizado na cidade de Catanduvas - PR, durante quatro semanas em uma área cultivada com trigo. Verificou -se que as imagens oriundas de satélite podem trazer dados incorretos quando processadas em softwares. Para as duas resoluções, espacial e temporal, o drone se mostrou efetivo, pois traz maior detalhamento da área e consequentemente dados ideais. Constata-se que os valores obtidos do GLI com drone apresentam maior eficiência, trazendo maior percepção sobre problemas que podem ocorrer na área de plantio.

Downloads

Publicado

30-03-2023

Como Citar

AREJANO, L. M. .; RUPPENTHAL, J. G. .; NOBRE, F. L. de L. .; PAZUCH, F. A. .; SANTOS, R. F. .; PEREIRA, I. R. .; QUADRO, M. S. . AVALIAÇÃO DAS RESOLUÇÕES ESPACIAL E TEMPORAL DO ÍNDICE VEGETATIVO GLI ATRAVÉS DE IMAGENS DE DRONE E SATÉLITE NA CIDADE DE CATANDUVAS - PR. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–12, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i1.30574. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/30574. Acesso em: 10 maio. 2024.