AVALIAÇÃO DAS RESOLUÇÕES ESPACIAL E TEMPORAL DO ÍNDICE VEGETATIVO GLI ATRAVÉS DE IMAGENS DE DRONE E SATÉLITE NA CIDADE DE CATANDUVAS - PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i1.30574Resumo
A análise de imagens por meio do sensoriamento remoto está associada com uma excelente ferramenta do ambiente SIG, sendo o sensoriamento remoto uma ciência de obtenção de informações de determinado objeto por meio de sensores remotos sem que se esteja em contato com o alvo em estudo. O sensoriamento remoto funciona de forma em que as diferenças da energia eletromagnética que é refletida pela superfície dos alvos e recolhidas pelos sensores. O GLI é um índice vegetativo de clorofila e representa a alteração da vegetação indicando, plantas vivas, mortas e o solo exposto. A pesquisa tem como objetivo avaliar a resolução espacial e temporal do índice de folha verde (GLI) a partir de imagens provenientes de satélite e drone na cidade de Catanduvas - PR. O trabalho foi realizado na cidade de Catanduvas - PR, durante quatro semanas em uma área cultivada com trigo. Verificou -se que as imagens oriundas de satélite podem trazer dados incorretos quando processadas em softwares. Para as duas resoluções, espacial e temporal, o drone se mostrou efetivo, pois traz maior detalhamento da área e consequentemente dados ideais. Constata-se que os valores obtidos do GLI com drone apresentam maior eficiência, trazendo maior percepção sobre problemas que podem ocorrer na área de plantio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.