AVALIAÇÃO DAS RESOLUÇÕES ESPACIAL E TEMPORAL DO ÍNDICE VEGETATIVO GLI ATRAVÉS DE IMAGENS DE DRONE E SATÉLITE NA CIDADE DE CATANDUVAS - PR
DOI :
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i1.30574Résumé
A análise de imagens por meio do sensoriamento remoto está associada com uma excelente ferramenta do ambiente SIG, sendo o sensoriamento remoto uma ciência de obtenção de informações de determinado objeto por meio de sensores remotos sem que se esteja em contato com o alvo em estudo. O sensoriamento remoto funciona de forma em que as diferenças da energia eletromagnética que é refletida pela superfície dos alvos e recolhidas pelos sensores. O GLI é um índice vegetativo de clorofila e representa a alteração da vegetação indicando, plantas vivas, mortas e o solo exposto. A pesquisa tem como objetivo avaliar a resolução espacial e temporal do índice de folha verde (GLI) a partir de imagens provenientes de satélite e drone na cidade de Catanduvas - PR. O trabalho foi realizado na cidade de Catanduvas - PR, durante quatro semanas em uma área cultivada com trigo. Verificou -se que as imagens oriundas de satélite podem trazer dados incorretos quando processadas em softwares. Para as duas resoluções, espacial e temporal, o drone se mostrou efetivo, pois traz maior detalhamento da área e consequentemente dados ideais. Constata-se que os valores obtidos do GLI com drone apresentam maior eficiência, trazendo maior percepção sobre problemas que podem ocorrer na área de plantio.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés International Journal of Environmental Resilience Research and Science 2023

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.