O Que Falta Saber Quando Falamos em Educação Ambiental Climática? Uma discussão sobre “Os Sete Saberes Necessários para a Educação sobre Mudanças Climáticas”
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32088Resumo
Este texto apresenta uma resenha do livro Os Sete Saberes Necessários À Educação Sobre As Mudanças Climáticas[1] de autoria de Alfredo Pena-Vega publicado pela Cortez Editora publicado em 2023. O texto traz reflexões dos autores sobre suas interações na entrevista concedida pelo Dr. Alfredo Pena-Vega aos autores, divulgada no Canal Youtube NAPI EMERGÊNCIA CLIMÁTICA- Rede Pesquisa RIPERC [2]. O livro é instigante e desafiador ao propor que compreender as mudanças climáticas e trabalhar com elas de maneira educativa é um compromisso ético dos mais velhos para com os mais novos. Outro aspecto relevante enfatizado no livro é o compromisso ético envolve tanto construir o conhecimento sobre as mudanças climáticas de maneira igualitária entre gerações e povos quanto criar mecanismos para que a voz dos mais novos e dos mais pobres seja ouvida. Isto requer que o conhecimento sobre o que está acontecendo com o clima seja considerado em sua complexidade estanques em que está hoje e compreendido como algo que perpassa toda a atividade e toda a vida human. Toda entrevista e também o livro são enriquecidos com exemplos, discussões e reflexões da atividade do Global Youth Climate Pact, atividade desenvolvida por Pena-Vega em nível global com jovens em idade escolar.
[1] Título do original em francês: Les Sept Savoirs Nécessaires à l`Education au changement climatique
[2] Entrevista disponível no Canal do Youtube: NAPI EMERGÊNCIA CLIMÁTICA- Rede Pesquisa RIPERC. Disponível em: https://www.youtube.com/live/4Yvws6Ox3RM?si=0bc2wyA24PH_iIlT . Gravada 3 de set. de 2023.
[1] Título do original em francês: Les Sept Savoirs Nécessaires à l`Education au changement climatique
Downloads
Publicado
Versões
- 21-12-2023 (2)
- 21-12-2023 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.