O Que Falta Saber Quando Falamos em Educação Ambiental Climática? Uma discussão sobre “Os Sete Saberes Necessários para a Educação sobre Mudanças Climáticas”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32088

Resumo

Este texto apresenta uma resenha do livro Os Sete Saberes Necessários À Educação Sobre As Mudanças Climáticas[1] de autoria de Alfredo Pena-Vega publicado pela Cortez Editora publicado em 2023. O texto traz reflexões dos autores sobre suas interações na entrevista concedida pelo Dr. Alfredo Pena-Vega aos autores, divulgada no Canal Youtube NAPI EMERGÊNCIA CLIMÁTICA- Rede Pesquisa RIPERC [2]. O livro é instigante e desafiador ao propor que compreender as mudanças climáticas e trabalhar com elas de maneira educativa é um compromisso ético dos mais velhos para com os mais novos. Outro aspecto relevante enfatizado no livro é o compromisso ético envolve tanto construir o conhecimento sobre as mudanças climáticas de maneira igualitária entre gerações e povos quanto criar mecanismos para que a voz dos mais novos e dos mais pobres seja ouvida. Isto requer que o conhecimento sobre o que está acontecendo com o clima seja considerado em sua complexidade estanques em que está hoje e compreendido como algo que perpassa toda a atividade e toda a vida human. Toda entrevista e também o livro são enriquecidos com exemplos, discussões e reflexões da atividade do Global Youth Climate Pact, atividade desenvolvida por Pena-Vega em nível global com jovens em idade escolar.

 

[1] Título do original em francês: Les Sept Savoirs Nécessaires à l`Education au changement climatique

[2] Entrevista disponível no Canal do Youtube: NAPI EMERGÊNCIA CLIMÁTICA- Rede Pesquisa RIPERC. Disponível em: https://www.youtube.com/live/4Yvws6Ox3RM?si=0bc2wyA24PH_iIlT . Gravada 3 de set. de 2023.

 

[1] Título do original em francês: Les Sept Savoirs Nécessaires à l`Education au changement climatique

Biografia do Autor

Gustavo Biasoli Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Dr. em Ciência Política - UFRGS - 2004. Professor da Unioeste (curso de Ciências Sociais) desde de 2001 e do Mestrado em Letras da mesma instituição (2005). Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pós-doutorando do MADE-UFPR. Membro do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, da Rede Resiliência Climática e do Laboratório de Estudos e Pesquisas Estado, Fronteiras e Relações Sociais.

Irene Carniato de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

 

Foto Prof. Dr Irene Carniatto. É Pós-doutora em Educação com foco em Internacionalização e Redes Internacionais de Pesquisa, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (concluído em 2021). É Bolsista de Produtividade para Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), do CNPq (Ministério da Educação do Brasil). Doutora em Ciências Florestais, Conservação e Planejamento Integrado de Bacias e Recursos Hídricos pela UFPR (2007). Coordenadora da Resilience Climate International Research Network RIPERC (2019-atual). Editora-chefe do International Journal of Environmental Resilience Research and Science - IJERRS. É representante da Unioeste como membro do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) (2017-atual). É pesquisadora e professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, desde 1993 do Curso de Ciências Biológicas da Unioeste - Campus Cascavel -Paraná. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste (2013-atual). Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção e Desastres da UNIOESTE- CEPED UNIOESTE (2014-atual) e Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Bacias Hidrográficas e Educação Ambiental - LABHEA/UNIOESTE (2008-atual). Membro da Câmara Técnica de Urbanismo do Conselho de Desenvolvimento de Cascavel; Membro do Conselho Gestor de Educação Ambiental do Governo do Estado do Paraná; Participa como facilitador da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), da Rede de Educação Ambiental da Região Sul (REASUL) e da Rede Paranaense de Educação Ambiental (REA-PR). Autora de livros e inúmeros artigos. Consultor Ad hoc de Periódicos Nacionais, Fundação Araucária e Projetos Universitários. Orientadora de Pós-doutorado, Teses, Dissertações, Monografias e Formação de Professores (PDE), autora de mais de 50 Livros e Capítulo de Livros e mais de 100 artigos publicados. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1981) e mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Foi participante da Comissão Especial de Educação Ambiental para a criação da Lei Estadual n 17.505/2013, que criou a Política Estadual de Educação Ambiental, articulada no Governo do Estado do Paraná pelo Conselho Estadual de Educação, Ministério Público Estadual, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Educação; Secretaria de Meio Ambiente e as IES Estaduais do Paraná; Foi Participante do CAP3 - no Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata ITAIPU/MMA. Participou como Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Representante do Polo Regional de Saúde - 10 RS. Tem experiência na Área Administrativa da Universidade em diferentes esferas. Exerceu as funções administrativas de Chefe do Departamento de Biologia; Coordenadora do Cursos de Biologia; Chefe da Divisão Técnica de Ciência da Vida/NEI da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste (2009-2012). Atua na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental; Mudanças do Clima; Emergência Climática; desastres naturais; Cidades Sustentáveis; Cidades Inteligentes; Escolas Sustentáveis; gestão ambiental; conservação e preservação de Recursos Hídricos; Gestão de Bacia Hidrográfica; educação em Ciências; formação de Professores; ensino de Biologia; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA.

Adriana Massaê Kataoka, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO

 

Foto Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual do Centro Oeste. Pós doutora em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Atua no ensino, pesquisa e extensão no campo da Educação Ambiental. Líder do grupo de pesquisa ?Núcleo de Educação Ambiental (NEA)?.Coordenadora do Comitê Gestor de Educação Ambiental da UNICENTRO. Coordenou o Programa de Pós Graduação em Ensino de ciências Naturais e Matematica PPGEN-Unicentro.de janeiro de 2021 a abril de 2023.

Downloads

Publicado

21-12-2023 — Atualizado em 21-12-2023

Versões

Como Citar

ALVES, G. B.; CARNIATO DE OLIVEIRA, I.; MASSAÊ KATAOKA, A. O Que Falta Saber Quando Falamos em Educação Ambiental Climática? Uma discussão sobre “Os Sete Saberes Necessários para a Educação sobre Mudanças Climáticas”. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32088. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32088. Acesso em: 4 out. 2024.