O Que Falta Saber Quando Falamos em Educação Ambiental Climática? Uma discussão sobre “Os Sete Saberes Necessários para a Educação sobre Mudanças Climáticas”

Autores/as

  • Gustavo Biasoli
  • Irene Carniato de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Adriana Massaê Kataoka Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32088

Resumen

El texto reseña el libro Los siete conocimientos necesarios para la educación sobre el cambio climático escrito por Alfredo Peña-Vega publicado por Cortez Editora en 2023. El libro es sugerente y desafiante al proponer que comprender el cambio climático y trabajar con él de manera educativa es un compromiso ético de las personas mayores hacia los más jóvenes. Este compromiso ético pasa tanto por construir conocimiento sobre el cambio climático por igual entre generaciones y personas como por crear mecanismos para que la voz de los más jóvenes y pobres sea escuchada. Esto requiere que el conocimiento sobre lo que está sucediendo con el clima se estudie fuera de las cajas herméticas en las que existe hoy y se entienda como algo que impregna toda actividad y toda vida humana. El libro se enriquece con ejemplos, discusiones y reflexiones sobre la actividad del Pacto Mundial Juvenil por el Clima, actividad desarrollada por Peña-Vega a nivel global con jóvenes en edad escolar.

Biografía del autor/a

Gustavo Biasoli

Dr. em Ciência Política - UFRGS - 2004

Professor da Unioeste (curso de Ciências Sociais) desde de 2001 e do Mestrado em Letras da mesma instituição (2005)

Irene Carniato de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

 

Foto Prof. Dr Irene Carniatto. É Pós-doutora em Educação com foco em Internacionalização e Redes Internacionais de Pesquisa, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (concluído em 2021). É Bolsista de Produtividade para Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), do CNPq (Ministério da Educação do Brasil). Doutora em Ciências Florestais, Conservação e Planejamento Integrado de Bacias e Recursos Hídricos pela UFPR (2007). Coordenadora da Resilience Climate International Research Network RIPERC (2019-atual). Editora-chefe do International Journal of Environmental Resilience Research and Science - IJERRS. É representante da Unioeste como membro do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) (2017-atual). É pesquisadora e professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, desde 1993 do Curso de Ciências Biológicas da Unioeste - Campus Cascavel -Paraná. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste (2013-atual). Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção e Desastres da UNIOESTE- CEPED UNIOESTE (2014-atual) e Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Bacias Hidrográficas e Educação Ambiental - LABHEA/UNIOESTE (2008-atual). Membro da Câmara Técnica de Urbanismo do Conselho de Desenvolvimento de Cascavel; Membro do Conselho Gestor de Educação Ambiental do Governo do Estado do Paraná; Participa como facilitador da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), da Rede de Educação Ambiental da Região Sul (REASUL) e da Rede Paranaense de Educação Ambiental (REA-PR). Autora de livros e inúmeros artigos. Consultor Ad hoc de Periódicos Nacionais, Fundação Araucária e Projetos Universitários. Orientadora de Pós-doutorado, Teses, Dissertações, Monografias e Formação de Professores (PDE), autora de mais de 50 Livros e Capítulo de Livros e mais de 100 artigos publicados. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1981) e mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Foi participante da Comissão Especial de Educação Ambiental para a criação da Lei Estadual n 17.505/2013, que criou a Política Estadual de Educação Ambiental, articulada no Governo do Estado do Paraná pelo Conselho Estadual de Educação, Ministério Público Estadual, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Educação; Secretaria de Meio Ambiente e as IES Estaduais do Paraná; Foi Participante do CAP3 - no Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata ITAIPU/MMA. Participou como Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Representante do Polo Regional de Saúde - 10 RS. Tem experiência na Área Administrativa da Universidade em diferentes esferas. Exerceu as funções administrativas de Chefe do Departamento de Biologia; Coordenadora do Cursos de Biologia; Chefe da Divisão Técnica de Ciência da Vida/NEI da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste (2009-2012). Atua na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental; Mudanças do Clima; Emergência Climática; desastres naturais; Cidades Sustentáveis; Cidades Inteligentes; Escolas Sustentáveis; gestão ambiental; conservação e preservação de Recursos Hídricos; Gestão de Bacia Hidrográfica; educação em Ciências; formação de Professores; ensino de Biologia; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA.

Adriana Massaê Kataoka, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná

 

Foto Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual do Centro Oeste. Pós doutora em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Atua no ensino, pesquisa e extensão no campo da Educação Ambiental. Líder do grupo de pesquisa ?Núcleo de Educação Ambiental (NEA)?.Coordenadora do Comitê Gestor de Educação Ambiental da UNICENTRO. Coordenou o Programa de Pós Graduação em Ensino de ciências Naturais e Matematica PPGEN-Unicentro.de janeiro de 2021 a abril de 2023.

Publicado

21-12-2023 — Actualizado el 17-02-2024

Versiones

Cómo citar

GUSTAVO BIASOLI; CARNIATO DE OLIVEIRA, I.; MASSAÊ KATAOKA, A. O Que Falta Saber Quando Falamos em Educação Ambiental Climática? Uma discussão sobre “Os Sete Saberes Necessários para a Educação sobre Mudanças Climáticas”. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32088. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32088. Acesso em: 17 may. 2024.