Contribuições do Programa Cemaden Educação Frente aos Desafios da Emergência Climática e na Prevenção de Riscos de Desastres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32227

Resumo

A humanidade dispõe de uma pequena janela de tempo para agir a fim de evitar ou minimizar diante das consequências vindouras e irreversíveis das mudanças climáticas. E dentre os cenários previstos haverá um aumento dos eventos climáticos extremos que potencializam os desastres. Nesse contexto, este artigo destaca a necessidade de promover ações concretas para enfrentar a emergência climática por meio de sinergias entre os campos da Educação Ambiental (EA) e da Educação em Redução de Riscos de Desastres (ERRD). Nesse sentido, o Programa Cemaden Educação (Cemaden//MCTI) envolve equipe multidisciplinar de pesquisadores(as), desde 2014, e emerge como agente catalisador da ERRD no Brasil a partir de abordagens transdisciplinares e intersetoriais que envolvem o potencial da ciência cidadã participativa, tecnologias da informação e comunicação e mobilização social com metodologias inovadoras em educação formal e não formal. Trata-se da construção de processos participativos que visam fomentar uma cultura de sustentabilidade, resiliência e proteção da vida.

Biografia do Autor

Carolina Franco Esteves, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais CEMADEN/MCTI

Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (ESALQ) com extensão no exterior (Bishop´s University, Canada - major em Biological Sciences). Atualmente é pesquisadora bolsista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais CEMADEN/MCTIC, no Programa Cemaden Educação: Rede de Escolas e Comunidades na Prevenção de Riscos de Desastres. É também pesquisadora associada do Instituto para Conservação dos Carnívoros Neotropicais - Pró-Carnívoros, pelo Programa "Amigos da Onça: Grandes predadores e sociobiodiversidade na Caatinga". 

Rafael da S. Damasceno Pereira, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais CEMADEN/MCTI

Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo. Integrante do grupo de pesquisa GEADAPTA - Projeto CoAdapta Litoral - Ciência Cidadã, Adaptação e Mudanças Climáticas, coordenado pelo Prof. Dr. Allan Yu Iwama. Atua como colaborador na área de identificação de impactos de mudanças climáticas do Observatório dos Manguezais Amazônicos (LABMANGUE) e na área de educação e justiça racial do Núcleo Cidade e Clima do Instituto de Referência Negra PEREGUM. Pesquisador bolsista no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) vinculado ao Programa CEMADEN Educação.

Jeniffer de Souza Faria, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais CEMADEN/MCTI

Doutora em Educação. Pesquisadora  do Programa Cemaden Educação.

Patricia Mie Matsuo, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais CEMADEN/MCTI

Doutora em Ensino de Ciências e Pesquisadora do Programa Cemaden Educação.

Débora Olivato, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais CEMADEN/MCTI

Graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1993). Graduada e Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo (2000). Possui Mestrado (2004) e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2013). Foi professora efetiva da rede pública estadual de ensino no período de 2009 a 2015. Desde 2015 atua como pesquisadora bolsista no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas em Desastres Naturais - CEMADEN/MCTIC, no Programa Cemaden Educação: Rede de Escolas e Comunidades na Prevenção de Riscos de Desastres. Possui ampla experiência na área socioambiental e de ensino, com destaque para educação ambiental e de redução de riscos de desastres.

Rachel Trajber, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais CEMADEN/MCTI

Doutora em Antropologia e Linguística pela Purdue University/revalidação UFSCar. Coordena o programa Cemaden Educação no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/MCTI. Coordenou a Educação Ambiental/ MEC e atuou no IMAS - Instituto Marina Silva. Paulistana, mora em Taubaté (SP)

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Publicado

18-12-2023

Como Citar

GUERRA, A. F. S.; FRANCO ESTEVES, C.; PEREIRA, R. da S. D.; DE SOUZA FARIA, J.; MATSUO, P. M.; OLIVATO, D.; TRAJBER, R. Contribuições do Programa Cemaden Educação Frente aos Desafios da Emergência Climática e na Prevenção de Riscos de Desastres. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32227. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32227. Acesso em: 2 maio. 2024.