Por Municípios Educadores Sustentáveis: Diretrizes para Implementação

Autores

  • Eliton Janio Araújo Ferreira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32232

Resumo

As discussões acerca da construção de municípios Educadores Sustentáveis tiveram início com a realização do 1º Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona em 1990. No Brasil essas discussões tiveram início em 2004, no estado do Paraná, junto ao Programa de Educação Ambiental da Hidrelétrica Itaipu Binacional sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente. Neste sentido, o presente estudo objetiva revelar as diretrizes para a construção de um município Educador Sustentável. Metodologicamente o trabalho baseou-se numa abordagem qualitativa envolvendo pesquisa bibliográfica e documental em materiais publicadas em meio impresso e eletrônico que se relacionam com a temática escolhida. Os resultados, revelam as diretrizes balizadoras a serem adotadas pelos municípios, sendo: o investimento no processo educativo local, valorização da cultura local e respeito à diversidade, o fomento a espaços democráticos e fortalecimento de coletivos no município, bem como a valorização do meio ambiente em suas diversas dimensões. Destaca-se a importância da implantação de municípios educadores sustentáveis, se não à totalidade de suas dimensões, mas pelo menos o respeito ao meio natural, aos costumes locais, ao fortalecimento do ambiente democrático e a adoção de outros princípios ligados ao desenvolvimento sustentável.

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

ARAÚJO FERREIRA, E. J. Por Municípios Educadores Sustentáveis: Diretrizes para Implementação. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32232. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32232. Acesso em: 2 maio. 2024.