Periplaneta Americana (L.): Ineficácia no Controle, Danos Ambientais e na Saúde Pública com Enfoque em Educação Ambiental

Autores

  • Isabela Franceis Pigossi Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Irene Carniatto

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32261

Resumo

Resumo: As baratas são insetos extremamente conhecidos em todo o mundo por causar repulsa nas pessoas. Mas o que muitos não sabem é que esses animais são também muito perigosos pois atuam como vetores mecânicos de patógenos nocivos ao ser humano e a animais domésticos. Esses animais vivem em locais com condições de saneamento baixas, como em aterros sanitários e tubulações de esgoto, o que permite que elas entrem em contato com diversos microrganismos patogênicos. O problema maior é que as baratas invadem as habitações humanas em busca de abrigo, alimento e proteção, levando para as comunidades os patógenos. Seu controle atual é feito principalmente com inseticidas químicos sintéticos. Entretanto, estes produtos, além de serem, muitas vezes, ineficazes, causam diversos danos no meio ambiente e na saúde humana. Por isso, estudos são necessários para desenvolver técnicas de controle biológico destas pragas urbanas visando maior eficácia e menor impacto no ambiente e na saúde pública. Além disso, é necessário conscientizar a população dos riscos que esses animais oferecem, bem como os riscos dos inseticidas químicos sintéticos para que toda a sociedade entenda as razões e necessidades de realizar estudos cuja base seja o controle biológico.

Palavras-chave: Barata. Controle biológico. Fungos entomopatogênicos. Extratos vegetais.

Downloads

Publicado

26-12-2023

Como Citar

FRANCEIS PIGOSSI, I.; CARNIATTO, I. Periplaneta Americana (L.): Ineficácia no Controle, Danos Ambientais e na Saúde Pública com Enfoque em Educação Ambiental. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1–11, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32261. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32261. Acesso em: 10 set. 2024.