A Importância da Educação Ambiental na Conservação Ambiental e Valorização do Turismo na Comunidade Ribeirinha de Santo Antônio de Leverger – MT
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32280Resumo
Resumo: A educação ambiental apresenta elevada importância para a conservação dos recursos naturais presentes em determinada região. O presente estudo objetivou identificar os pontos turísticos localizados na sede do município de Santo Antônio de Leverger – MT e suas proximidades e avaliar as condições ambientais dos pontos. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se a identificação e o levantamento das condições ambientais dos principais pontos turísticos localizados na sede e em suas proximidades no município. Ao avaliar as condições ambientais dos três pontos turísticos identificados (Morro de Santo Antônio, Praia da Vereda e Praia Bar), verificaram-se inúmeros aspectos e impactos ambientais, tais como descarte incorreto de resíduos sólidos, práticas de pichação e descarte inadequado de efluentes, que acarretam a poluição do solo, poluição das águas, comprometimento da estética do local entre outras consequências negativas ao meio ambiente e ao turismo local. Tais impactos evidenciam a necessidade da inserção da educação ambiental nesta comunidade, visto que a educação ambiental é um dos instrumentos mais eficazes na sensibilização acerca da conservação ambiental.
Palavras-Chave: Comunidade ribeirinha pantaneira. Interpretação ambiental. Turismo sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.