A Importância da Educação Ambiental na Conservação Ambiental e Valorização do Turismo na Comunidade Ribeirinha de Santo Antônio de Leverger – MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32280

Resumo

Resumo: A educação ambiental apresenta elevada importância para a conservação dos recursos naturais presentes em determinada região. O presente estudo objetivou identificar os pontos turísticos localizados na sede do município de Santo Antônio de Leverger – MT e suas proximidades e avaliar as condições ambientais dos pontos. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se a identificação e o levantamento das condições ambientais dos principais pontos turísticos localizados na sede e em suas proximidades no município. Ao avaliar as condições ambientais dos três pontos turísticos identificados (Morro de Santo Antônio, Praia da Vereda e Praia Bar), verificaram-se inúmeros aspectos e impactos ambientais, tais como descarte incorreto de resíduos sólidos, práticas de pichação e descarte inadequado de efluentes, que acarretam a poluição do solo, poluição das águas, comprometimento da estética do local entre outras consequências negativas ao meio ambiente e ao turismo local. Tais impactos evidenciam a necessidade da inserção da educação ambiental nesta comunidade, visto que a educação ambiental é um dos instrumentos mais eficazes na sensibilização acerca da conservação ambiental.

Palavras-Chave: Comunidade ribeirinha pantaneira. Interpretação ambiental. Turismo sustentável.

Biografia do Autor

Jéssica Manfrin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Programa de Pós Graduação em Agronomia

Engenherira Ambiental, mestranda em Agronomia.

Downloads

Publicado

01-08-2024

Como Citar

PINTO, P. E.; MANFRIN, J. A Importância da Educação Ambiental na Conservação Ambiental e Valorização do Turismo na Comunidade Ribeirinha de Santo Antônio de Leverger – MT. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1–15, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32280. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32280. Acesso em: 10 set. 2024.