Educação Ambiental Informal e Sustentabilidade: Ações no Quotidiano
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i3.32300Resumo
O presente estudo tem por objetivo identificar ações de Educação Ambiental para o desenvolvimento Sustentável no quotidiano. Para tanto, elegeram-se seis variáveis e uma sétima, como considerações gerais: desmatamento; extinção de espécies; poluição do ar e poluição e consumo de água; poluição sonora e visual; alterações climáticas e degradação do solo. Procedeu-se a uma pesquisa exploratória qualitativa, por meio de um questionário semiestruturado, aplicado a jovens do bairro Itoupava Central, Blumenau, SC e a adultos do mesmo bairro, procurando conhecer as práticas de Educação Ambiental para o desenvolvimento sustentável no quotidiano. Na discussão dos dados, procedeu-se à tabulação dos respondentes e observações críticas dos dados. Se é procedente a assertiva “a palavra convence, o exemplo arrasta”, atribuída a Confúcio, a hipótese é: se multiplicarmos exemplos de boas ações de Educação Ambiental no quotidiano, acredita-se que estas podem contribuir com a consciência ambiental dos jovens que, somadas às ações consequentes da Educação Ambiental formal, contribuirão para a sustentabilidade do planeta Terra, evitando seu colapso. Constatou-se, pelas respostas aos questionários, que existe a consciência e um comportamento responsável de cuidado, maior entre os adultos, para com a sustentabilidade do Planeta Terra e que, por isso, não é consequente no agir dos jovens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.