Educação Ambiental Informal e Sustentabilidade: Ações no Quotidiano
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i3.32300Resumen
O presente estudo tem por objetivo identificar ações de Educação Ambiental para o desenvolvimento Sustentável no quotidiano. Para tanto, elegeram-se seis variáveis e uma sétima, como considerações gerais: desmatamento; extinção de espécies; poluição do ar e poluição e consumo de água; poluição sonora e visual; alterações climáticas e degradação do solo. Procedeu-se a uma pesquisa exploratória qualitativa, por meio de um questionário semiestruturado, aplicado a jovens do bairro Itoupava Central, Blumenau, SC e a adultos do mesmo bairro, procurando conhecer as práticas de Educação Ambiental para o desenvolvimento sustentável no quotidiano. Na discussão dos dados, procedeu-se à tabulação dos respondentes e observações críticas dos dados. Se é procedente a assertiva “a palavra convence, o exemplo arrasta”, atribuída a Confúcio, a hipótese é: se multiplicarmos exemplos de boas ações de Educação Ambiental no quotidiano, acredita-se que estas podem contribuir com a consciência ambiental dos jovens que, somadas às ações consequentes da Educação Ambiental formal, contribuirão para a sustentabilidade do planeta Terra, evitando seu colapso. Constatou-se, pelas respostas aos questionários, que existe a consciência e um comportamento responsável de cuidado, maior entre os adultos, para com a sustentabilidade do Planeta Terra e que, por isso, não é consequente no agir dos jovens.
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