INFORMAL ENVIRONMENTAL EDUCATION AND SUSTAINABILITY: EVERDAY ACTIONS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i3.32300

Abstract

The present study aims to identify Environmental Education (EE) actions in everyday life. To this end, six areas of environmental sustainability and a seventh were chosen as general considerations: deforestation; species extinction; air pollution and water pollution and consumption; noise and visual pollution; climate change and soil degradation. A qualitative exploratory research was carried out, using a semi-structured questionnaire, applied to young people from Itoupava Central, Blumenau, SC and adults from the same neighborhood and city, seeking to understand Environmental Education practices in everyday life. When discussing the data, a comparative tabulation of young and adult respondents was carried out. If the assertion “the word convinces, the example drags”, attributed to Confucius, is true, the hypothesis is: if we multiply examples of good Environmental Education actions in everyday life, even like drops of water in the desert, it is believed that these, together The actions resulting from formal Environmental Education will contribute to the sustainability of Planet Earth, preventing its collapse. It was verified, through the responses to the questionnaires, that there is, indeed, awareness and responsible behavior to care for the sustainability of Planet Earth.

Author Biographies

Janaina dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduated in Business Administration - Bachelor, (Unipar University - Cascavel Campus). Postgraduate in Higher Education Teaching. People Management and Leadership, (Intervale College - MG). Master in Environmental Sciences, (Unioeste - Toledo Campus). Special student in the Postgraduate Program in Sustainable Rural Development - Doctoral Level, (Unioeste - Marshal Cândido Rondon). Intermediate English, (Meten International - Dongguan - China). Basic Mandarin (Jinan University, Guangzhou - China). Teaching Internship in undergraduate courses: Administration (Unopar College, Cascavel).

Irineu Costella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1977), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1977), especialização em Teologia e Missão pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana(2016) e mestrado em Teologia pela Pontificia Universitas Lateranensis(1983). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Prática.

Vinicius Fauston Koch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Letras - Alemão pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2021). Tem experiência no ensino de Língua Alemã, adquirida com aprendizados a partir de teorias advindas do Ensino Superior no Brasil e convívio diário na Áustria, país onde residiu por aproximadamente doze anos e possui como sua segunda pátria. Atuou como Monitor das disciplinas de Língua Alemã II e III na Universidade do Oeste do Paraná.

Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Prof. Dr Irene Carniatto. É Pós-doutora em Educação com foco em Internacionalização e Redes Internacionais de Pesquisa, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (concluído em 2021). É Bolsista de Produtividade para Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), do CNPq (Ministério da Educação do Brasil). Doutora em Ciências Florestais, Conservação e Planejamento Integrado de Bacias e Recursos Hídricos pela UFPR (2007). Coordenadora da Resilience Climate International Research Network RIPERC (2019-atual). Editora-chefe do International Journal of Environmental Resilience Research and Science - IJERRS. É representante da Unioeste como membro do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) (2017-atual). É pesquisadora e professora de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável e do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, desde 1993, no Campus Cascavel -Paraná. Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção e Desastres da UNIOESTE- CEPED UNIOESTE (2014-atual) e Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Bacias Hidrográficas e Educação Ambiental - LABHEA/UNIOESTE (2008-atual). Membro da Câmara Técnica de Urbanismo do Conselho de Desenvolvimento de Cascavel; Membro do Conselho Gestor de Educação Ambiental do Governo do Estado do Paraná; Participa como facilitadora da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), da Rede de Educação Ambiental da Região Sul (REASUL) e da Rede Paranaense de Educação Ambiental (REA-PR). Autora de mais de 50 Livros e Capítulo de Livros e mais de 100 artigos publicados. Consultor Ad hoc de Periódicos Nacionais, Fundação Araucária, CNPq e Projetos Universitários. Orientadora de Pós-doutorado, Teses, Dissertações, Monografias e Formação de Professores (PDE). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1981) e mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Foi participante da Comissão Especial de Educação Ambiental para a criação da Lei Estadual n 17.505/2013, que criou a Política Estadual de Educação Ambiental, articulada no Governo do Estado do Paraná pelo Conselho Estadual de Educação, Ministério Público Estadual, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Educação; Secretaria de Meio Ambiente e as IES Estaduais do Paraná; Foi Participante do CAP3 - no Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata ITAIPU/MMA. Participou como Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Representante do Polo Regional de Saúde - 10 RS. Tem experiência na Área Administrativa da Universidade em diferentes esferas. Exerceu as funções administrativas de Chefe do Departamento de Biologia; Coordenadora do Cursos de Biologia; Chefe da Divisão Técnica de Ciência da Vida/NEI da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste (2009-2012). Atua na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental; Mudanças do Clima; Emergência Climática; desastres naturais; Cidades Sustentáveis; Cidades Inteligentes; Escolas Sustentáveis; gestão ambiental; conservação e preservação de Recursos Hídricos; Gestão de Bacia Hidrográfica; educação em Ciências; formação de Professores; ensino de Biologia; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA.

Published

10-09-2024

How to Cite

DOS SANTOS, J.; COSTELLA, I.; KOCH, V. F.; CARNIATTO, I. INFORMAL ENVIRONMENTAL EDUCATION AND SUSTAINABILITY: EVERDAY ACTIONS. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 6, n. 1, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v6i3.32300. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32300. Acesso em: 1 may. 2025.