Sustentabilidade Socioambiental: Uma discussão sobre o Ecossocialismo
A DISCUSSION ABOUT ECOSOCIALISM
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32333Resumo
Este estudo investiga a relação entre o ecossocialismo e a educação ambiental como uma possível resposta à crise global contemporânea, caracterizada por problemas como poluição, escassez de recursos e perda de biodiversidade. Diante desse contexto, o ecossocialismo surge como uma perspectiva integradora que busca tanto mitigar os impactos ambientais, como abordar algumas desigualdades subjacentes que contribuem para a degradação do meio ambiente. A pesquisa utiliza uma abordagem metodológica de revisão bibliográfica qualitativa para explorar a evolução do ecossocialismo desde suas raízes em Marx e Engels até o Manifesto Ecossocialista de Belém em 2008, destacando sua aplicação no cenário brasileiro através do legado de Chico Mendes. Analisa a educação ambiental sob as macrotendências conservacionista, pragmática e crítica. O estudo destaca a convergência entre a Educação Ambiental Transformadora e o ecossocialismo e enfatiza a necessidade de mudanças estruturais na sociedade para alcançar a sustentabilidade. Identificam-se oportunidades para construção de consciência ecológica, com ênfase na importância de uma educação ambiental politicamente orientada. Apesar da escassez de artigos específicos sobre educação ambiental com foco no ecossocialismo, trabalhos relacionados a este assunto apontam para a necessidade de uma abordagem combinada da Educação Ambiental Transformadora e do Ecossocialismo para uma conscientização mais efetiva e ação frente aos desafios ambientais contemporâneos, com ênfase na formação de professores e na formulação de uma agenda ambiental crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.