Sustentabilidade Socioambiental: Uma discussão sobre o Ecossocialismo

A DISCUSSION ABOUT ECOSOCIALISM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32333

Resumo

Este estudo investiga a relação entre o ecossocialismo e a educação ambiental como uma possível resposta à crise global contemporânea, caracterizada por problemas como poluição, escassez de recursos e perda de biodiversidade. Diante desse contexto, o ecossocialismo surge como uma perspectiva integradora que busca tanto mitigar os impactos ambientais, como abordar algumas desigualdades subjacentes que contribuem para a degradação do meio ambiente. A pesquisa utiliza uma abordagem metodológica de revisão bibliográfica qualitativa para explorar a evolução do ecossocialismo desde suas raízes em Marx e Engels até o Manifesto Ecossocialista de Belém em 2008, destacando sua aplicação no cenário brasileiro através do legado de Chico Mendes. Analisa a educação ambiental sob as macrotendências conservacionista, pragmática e crítica. O estudo destaca a convergência entre a Educação Ambiental Transformadora e o ecossocialismo e enfatiza a necessidade de mudanças estruturais na sociedade para alcançar a sustentabilidade. Identificam-se oportunidades para construção de consciência ecológica, com ênfase na importância de uma educação ambiental politicamente orientada. Apesar da escassez de artigos específicos sobre educação ambiental com foco no ecossocialismo, trabalhos relacionados a este assunto apontam para a necessidade de uma abordagem combinada da Educação Ambiental Transformadora e do Ecossocialismo para uma conscientização mais efetiva e ação frente aos desafios ambientais contemporâneos, com ênfase na formação de professores e na formulação de uma agenda ambiental crítica.

Downloads

Publicado

01-08-2024

Como Citar

MAILLARD, H.; CARNIATTO, I. Sustentabilidade Socioambiental: Uma discussão sobre o Ecossocialismo: A DISCUSSION ABOUT ECOSOCIALISM. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1–11, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32333. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32333. Acesso em: 10 out. 2024.