Processo de Desenvolvimento Socioambiental em Foz Do Iguaçu: Implicações Desde seus Planos de Ordenamento e Gestão Territorial
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32335Resumo
Este trabalho visa discutir brevemente alguns aspectos relacionados à expansão, à planificação urbana e inter relações ambientais com a mobilidade urbana na cidade de Foz do Iguaçu, estado de Paraná, Brasil, especialmente no referente a adaptação às mudanças climáticas. A revisão teórica focaliza as implicações da expansão urbana no território, considerando-o como espaço de disputa e poder. Apresenta alguns elementos teórico - metodológicos para a democratização da gestão e planejamento do território, mediante a inserção efetiva dos atores que disputam o patrimônio territorial. Por outro lado, se apresentam alguns elementos catalisadores das disputas pela gestão, desta vez no âmbito legislativo onde se circunscreve ao planejamento o município. Foi necessária uma triangulação entre os diferentes planos municipais: Plano Diretor, Plano de Mobilidade, e o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica. Deste processo se identificaram elementos transversais na configuração urbana, sua expansão, a mobilidade e o meio ambiente, como a conservação de áreas verdes, o acesso das populações às áreas verdes, serviços ecossistêmicos, saneamento básico de qualidade, e finalmente, acesso à cidade como direito fundamental. Também as inter-relações que acontecem no processo de elaboração e implementação dos instrumentos de políticas e sua efetiva implementação no entorno municipal. Apesar dos instrumentos de gestão territorial visarem à gestão conjunta e democrática do território priorizando processos sociais, na prática esses instrumentos conflituam devido às disputas de poder pelo uso do espaço, especialmente num território estratégico para a atuação de forças transnacionais, repercutindo sobre a criação e implementação de mecanismos de resiliência climática na cidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.