Diagnóstico Preliminar da Segurança Alimentar em Relação aos Impactos Climáticos em duas Comunidades do Vale do Jari
DOI :
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i3.32351Résumé
O objetivo deste trabalho é compreender como duas comunidades ribeirinhas do Vale do Jari se adaptaram às mudanças climáticas ocorridas, e avaliar os impactos dessas adaptações na segurança alimentar dessas populações. Primeiramente, foram realizadas entrevistas em ambas as comunidades, em que foram levantados dados de caráter quali-quantitativo. Posteriormente, esses dados foram analisados a partir da estatística descritiva, correlacionando a realidade local com outras comunidades da Amazônia. Resultou em 33 pessoas entrevistadas, na qual 81,8% moravam na comunidade há mais de dez anos, 93,9% realizam a prática do extrativismo e 67,7% relataram que os produtos advindos do extrativismo são utilizados tanto para subsistência como para comércio. Dos que constataram serem extrativistas, 57,58% estão tendo maior dificuldade em obter produtos extrativistas no verão amazônico de 2023. Em relação à horticultura, 21,2% alegaram produzir. Além de 52,2% desses produtores comprovarem que houve alteração na produção nos últimos anos. Além disso, 78,8% relataram que dependem de comércios distantes das comunidades para a compra de alimentos. Portanto, uma das maiores consequências das alterações climáticas é a escassez de recursos, que fazem com que tenham que recorrer a comércios geograficamente distantes de suas comunidades.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Journal Internationale de Recherche et de Science sur la Résilience Environnementale 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.