Impacto das Mudanças Climáticas na Frutificação das Árvores nas Comunidades Fluviais no Vale do Jari-Ap
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32356Resumo
Resumo: Os impactos das mudanças climáticas nas florestas tropicais ameaçam não só a biodiversidade, mas também à comunidades que dependem de recursos fornecidos pelas florestas. A pesquisa amostral incluiu 34 entrevistas quali-quantitativas, o roteiro da entrevista foi elaborado no Google forms, e utilizado nas comunidades Quilombo de São José e Santo Antônio, no Município de Laranjal do Jari – AP/Brasil. O presente estudo objetivou analisar como as alterações climáticas afetam o processo de frutificação das árvores, identificando padrões em diferentes espécies que são afetadas. A frutificação das árvores desempenha um papel vital nos ecossistemas, compreender esses impactos é essencial para desenvolver estratégias de conservação e preservação. Dessa forma, observou-se que 85,5% das pessoas entrevistadas, afirmaram que as árvores frutíferas da região tiveram a sua frutificação afetada pelas mudanças climáticas, e que as principais espécies foram o Açaizeiro (Euterpe oleracea) e a Castanheira (Bertholletia excelsa). As mudanças climáticas trazem consequências de âmbito ambiental, social e econômico.
Palavras-Chave: Amazônia; Vale do Jari; Mudanças climáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.