Implicação da subida das águas no saneamento básico em comunidades fluviais no Vale do Jari - AP
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32361Resumo
Este artigo abordará questões relacionadas ao saneamento básico em comunidades fluviais localizadas no sul do Amapá, visto que as comunidades de Laranjal do Jari enfrentam uma notável vulnerabilidade a condições insalubres durante as cheias dos rios. O objetivo principal é fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas que promovam a inclusão e a melhoria das condições de saneamento básico. Serão considerados aspectos como acesso à água potável, coleta e gestão de resíduos sólidos e educação em saúde. A pesquisa obteve 32 questionários aplicados aos moradores das comunidades de Santo Antônio da Cachoeira e Quilombo de São José, em Laranjal do Jari, onde 62,5% dos moradores da comunidade responderam que as enchentes são um problema para a permanência na comunidade. Uma das maiores dificuldades no período de subida do nível do rio Jari é manter a qualidade da água para necessidades básicas. A falta de gerenciamento de resíduos sólidos nas comunidades de Santo Antônio e Quilombo de São José acabam gerando de forma incorreta o descarte de “lixo”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.