O Plano Abc+, Renovagro, Psa e Gestão Fundiária: Estratégias para o Enfrentamento às Mudanças Climáticas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i3.32371Resumo
A regularização fundiária no Brasil é um dos principais desafios a ser superado no país. Sem um titular é praticamente impossível responsabilizar alguém pelos crimes ambientais como queimadas e desmatamentos, pois o Estado não recebe tributos, as empresas não conseguem comprovar a rastreabilidade de suas cadeias produtivas e para os posseiros que estão trabalhando não há crédito, ou facilidades. Na mesma toada, o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono trazem benefícios econômicos e sociais ao produtor e ao meio ambiente, além de mitigar as emissões de gases de efeito estufa na agropecuária. Desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar uma visão geral dos papéis da regularização fundiária e dos programas de PSA, além do Plano ABC+ e RenovAgro para o enfrentamento às mudanças climáticas no Brasil. Para isso, optou-se por uma pesquisa exploratória qualitativa, com revisão bibliográfica e documental e estudo de caso do MATOPIBA, buscando ampliar e detalhar a relevância dos aspectos citados. Como resultado, o artigo apresenta que a coordenação eficiente do uso das terras, aliada à regularização fundiária, é fundamental para enfrentar os desafios econômicos, ambientais e climáticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.