Presença de Poluição Plástica no Riacho Quati na Região de Cascavel-Pr: Uso de uma Espécie de Peixe como Bioindicador
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32392Resumo
Ambientes pouco influenciados pela atividade humana desempenham um papel vital na preservação da diversidade de espécies e na oferta de serviços essenciais aos ecossistemas aquáticos. No entanto, o riacho Quati, localizado em Cascavel-PR, enfrenta sérios problemas decorrentes da alta poluição, como eutrofização e toxicidade. Este estudo destaca a urgência de compreender e mitigar os impactos ambientais associados ao riacho Quati. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência de polímeros sintéticos na dieta de Ancistrus mullerae, um loricarídeo endêmico da bacia do Iguaçu. Os peixes foram amostrados em 2023, através da técnica de pesca elétrica. Foram analisados os conteúdos gastrointestinais dos peixes por meio do método volumétrico e registrada a composição da dieta, incluindo a procura por partículas sintéticas, com auxílio da microscopia de luz. Colocar os polímeros encontrados foram predominantemente fibras azuis e localizados em todos os indivíduos
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.