A Dicotomia entre a Política Educacional e Ambiental no Rio Grande Do Sul

Autores

  • Bernardo Everling Ribas UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32403

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar a dicotomia entre as políticas educacionais e o descaso com as questões ambientais no Estado do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, o texto apresenta a reforma do Novo Ensino Médio no estado em perspectiva do distanciamento da dimensão dialógica de Paulo Freire. Essa dimensão é aqui entendida pelo distanciamento da relação entre docente / discente, e da relação das pessoas com o seu meio. É também apresentado alguns dados sobre a situação precária das escolas e a negligência com os biomas do estado, e como isso demonstra uma incoerência com o currículo oferecido aos jovens no novo ensino médio. Por fim, coloca-se a necessidade da compreensão dessa dicotomia e dessas dinâmicas, para assim, em sociedade, se viabilizar uma mudança real na educação.

Palavras-chave: Educação; Meio-ambiente; Política-pública; Ensino-médio; Paulo Freire.

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Publicado

27-12-2023

Como Citar

EVERLING RIBAS, B. A Dicotomia entre a Política Educacional e Ambiental no Rio Grande Do Sul. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 3, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i3.32403. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32403. Acesso em: 28 abr. 2024.