Educação Ambiental Climática e a Contribuição do Monitoramento Ambiental Voluntário (MAV) em Escolas e Comunidades Litorâneas do Sul do Brasil

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Autores

  • José Matarezi Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32776

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta a experiência do “Clube Olho Vivo” de Monitoramento Ambiental Voluntário (MAV) em Escolas e Comunidades litorâneas de Santa Catarina e Paraná e indica seu potencial para a Educação Ambiental Climática e como essa prática pode contribuir para estratégias eficazes de prevenção, mitigação e adaptação no enfrentamento das mudanças climáticas. O “Clube Olho Vivo” de MAV em Escolas e Comunidades é uma abordagem metodológica de Educação Ambiental, criada pelo Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da Univali em 1997, aplicada e desenvolvida em seis projetos de pesquisa e extensão entre 1997 a 2017.  Ao relatar essas experiências, objetiva-se difundir essa abordagem metodológica, que ainda é pouco conhecida no campo da Educação Ambiental brasileira e evidenciar seu potencial para a Educação Ambiental Climática.

Palavras-chave: Ciência Cidadã. Monitoramento Ambiental Voluntário. Mudanças climáticas. Metodologias Participativas. Zonas Costeiras e Marinhas.

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Publicado

20-06-2024

Como Citar

MATAREZI, J. Educação Ambiental Climática e a Contribuição do Monitoramento Ambiental Voluntário (MAV) em Escolas e Comunidades Litorâneas do Sul do Brasil: . International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1–40, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32776. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32776. Acesso em: 17 jul. 2024.