Educação Ambiental Climática e a Contribuição do Monitoramento Ambiental Voluntário (MAV) em Escolas e Comunidades Litorâneas do Sul do Brasil
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DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32776Resumo
Resumo: Este artigo apresenta a experiência do “Clube Olho Vivo” de Monitoramento Ambiental Voluntário (MAV) em Escolas e Comunidades litorâneas de Santa Catarina e Paraná e indica seu potencial para a Educação Ambiental Climática e como essa prática pode contribuir para estratégias eficazes de prevenção, mitigação e adaptação no enfrentamento das mudanças climáticas. O “Clube Olho Vivo” de MAV em Escolas e Comunidades é uma abordagem metodológica de Educação Ambiental, criada pelo Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da Univali em 1997, aplicada e desenvolvida em seis projetos de pesquisa e extensão entre 1997 a 2017. Ao relatar essas experiências, objetiva-se difundir essa abordagem metodológica, que ainda é pouco conhecida no campo da Educação Ambiental brasileira e evidenciar seu potencial para a Educação Ambiental Climática.
Palavras-chave: Ciência Cidadã. Monitoramento Ambiental Voluntário. Mudanças climáticas. Metodologias Participativas. Zonas Costeiras e Marinhas.
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