O alerta de Logunan aos tempos de emergência climática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i2.33542

Resumo

Este ensaio tem o propósito maior de apresentar uma reflexão sobre os tempos de emergência climática com seus atravessamentos em nossa dimensão existencial ontológica. A partir de um esforço hermenêutico propõe alguns rasgos conceituais no sentido de busca de compreensão do contexto atual. O estudo reconhece uma dificuldade que temos em revistar a pauta do tempo. Desse modo, partindo do tempo de emergência apresenta num primeiro momento, alguns dados que reforçam este estado e condição com muitas patologias socioambientais. Num segundo, recorre aos saberes ancestrais e busca, realizar alguns movimentos compreensivos a partir dos saberes ancestrais sobre a divindade Logunan e seus possíveis alertas e convites para processos de redefinição ontológica. Finalmente o ensaio reconhece a necessidade de perspectivas integradoras para pensarmos o enfrentamento da racionalidade antropocena e de possibilidades sistêmicas da Educação Ambiental Climática.

Biografia do Autor

Vilmar Alves Pereira, Pesquisador (Programa de Pós Graduação em Educação -PPGEDU/UNEMAT) Employment

Filósofo Ambiental, Doutor em Educação,  Professor Pesquisador no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Mato Grosso (PPGEDU-UNEMAT). Diretor de Teses no Doutorado em Educação da Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI) em Porto Rico e Doutorado em Projetos UNINI – México.   Editor Executivo para América Latina da Revista Ibero-americana de Estudos Pedagógicos da Universidad de Alcalá de Henares (UAH) e da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara (FCLAr). Bolsista de Produtividade do CNPq em Educação – Nível 2.

Downloads

Publicado

20-06-2024 — Atualizado em 21-06-2024

Como Citar

PEREIRA, V. A. O alerta de Logunan aos tempos de emergência climática. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v6i2.33542. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/33542. Acesso em: 17 jul. 2024.