Educação ambiental para agricultura sintrópica na televisão aberta: análise da novela Velho Chico (2016)
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v7i1.35231Resumo
A agricultura sintrópica criada por Ernst Götsch, surge como uma agricultura onde se planta recuperando o meio ambiente. O presente estudo teve como objetivo descrever qualitativamente os signos da educação ambiental presentes na novela Velho Chico, focando na agricultura sintrópica e seus benefícios para uma sociedade sustentável. Neste estudo foram analisadas 10 cenas da novela Velho Chico, a partir da técnica de análise de conteúdo. Nossa análise mostrou que o conteúdo transmitido está relacionado com uma agricultura em que não se faz uso de insumos, no lugar disso utiliza-se a própria natureza para poder auxiliar na plantação. Produzindo alimentos mais saudáveis, e criando um ambiente mais conservado e uma população mais consciente. Realizada a análise de conteúdo, foi possível ver o quanto esta novela tem a oferecer como um canal de educação ambiental, levando o telespectador a refletir sobre o modo no qual faz sua produção de alimentos e o quanto ele pode ser participativo na recuperação e conservação do meio ambiente. Essa agricultura como mostrada na novela, tem importante potencial socioambiental, uma vez que aborda a valorização das espécies locais, o fortalecimento dos laços comunitários, necessidade de esforços políticos e de uma outra sustentabilidade para a produção de alimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.



