Educação ambiental para agricultura sintrópica na televisão aberta: análise da novela Velho Chico (2016)
DOI :
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v7i1.35231Résumé
A agricultura sintrópica criada por Ernst Götsch, surge como uma agricultura onde se planta recuperando o meio ambiente. O presente estudo teve como objetivo descrever qualitativamente os signos da educação ambiental presentes na novela Velho Chico, focando na agricultura sintrópica e seus benefícios para uma sociedade sustentável. Neste estudo foram analisadas 10 cenas da novela Velho Chico, a partir da técnica de análise de conteúdo. Nossa análise mostrou que o conteúdo transmitido está relacionado com uma agricultura em que não se faz uso de insumos, no lugar disso utiliza-se a própria natureza para poder auxiliar na plantação. Produzindo alimentos mais saudáveis, e criando um ambiente mais conservado e uma população mais consciente. Realizada a análise de conteúdo, foi possível ver o quanto esta novela tem a oferecer como um canal de educação ambiental, levando o telespectador a refletir sobre o modo no qual faz sua produção de alimentos e o quanto ele pode ser participativo na recuperação e conservação do meio ambiente. Essa agricultura como mostrada na novela, tem importante potencial socioambiental, uma vez que aborda a valorização das espécies locais, o fortalecimento dos laços comunitários, necessidade de esforços políticos e de uma outra sustentabilidade para a produção de alimentos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Journal Internationale de Recherche et de Science sur la Résilience Environnementale 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.



