O TEMPO PARA REPENSAR É AGORA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) /TIME TO RETHINK IS NOW: PANDEMIC CONSIDERATIONS OF THE NEW CORONAVIRUS (COVID-19)
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v3i1.26404Abstract
A pandemia de COVID-19 transformou práticas cotidianas em todas as partes do mundo e impactou diversos setores da sociedade. Para tanto, propõe-se neste artigo uma reflexão e discussão sobre a pandemia de coronavírus e seus impactos gerais sobre a sociedade e a educação, evidenciando a abordagem ecopedagógica como uma possibilidade para reinterpretar esse cenário. Constatou-se que os impactos intensificados e ocasionados pelo coronavírus são imensuráveis, cuja disseminação da doença afetou drasticamente os processos de ensino e aprendizagem, o acesso à saúde, acentuando a falta de saneamanto básico e água tratada, especialmente para as classes mais pobres e em situação de vulnerabilidade. Contudo, em meio a essa crise, encontram-se lacunas e inquietações que conduzem o homem a refletir acerca de suas formas de vivência e posicionamento. Assim, a ecopedagogia, por meio do desenvolvimento da cidadania planetária, manifesta-se como uma ferramenta que pode auxiliar na reinterpretação do cenário atual, visto que ela é capaz indicar as rotas necessárias para entender, respeitar e valorizar mais satisfatoriamente o eu, o outro e o todo, o planeta.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.