Ações de Segurança Alimentar e Nutricional para a Promoção da Saúde dos Alunos e do Meio Ambiente

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32435

Abstract

Considera-se a escola como um lugar privilegiado para promover a educação e a saúde, propiciando vivências, reflexões, aprendizados, cultura, sustentabilidade, cidadania, para entender os aspectos sociais envolvidos com a alimentação, como as relacionadas a insegurança alimentar e nutricional. Entender o que é a fome, e compreender o papel da alimentação saudável desde a infância e no decorrer da vida é um processo gradual um papel que a escoladeve desenvolvercom o envolvimento da comunidade escolar, pais, gestores e equipes de saúde. 
Pensando nisso, percebeu-se a necessidade de compartilhar, discutir e aprender sobre a importância de ter uma vida saudável e desenvolveu-se na Escola Municipal São João Batista em Marechal Cândido Rondon, Paraná, o Projeto "Nutrindo corpo e mentes" com o objetivo de instruir e conscientizar as crianças sobre a importância de se ter uma alimentação saudável e adequada nutricional e ambientalmente. Verificou-se que os diálogos desenvolvidos, associados a prática por meio do cultivo de uma horta escolar , conseguiram aumentar o consumo de alimentos in natura, especialmente plantados e colhidos pelos alunos , ajudaram na redução do desperdício de alimentos e da insegurança alimentar e nutricional, fazendo com que os alunos passassem  a se alimentar melhor.

 

Palavras-chave: Alimentaçãosaudável;saúde;  Alimentos; Consciênciaalimentar.

 

Published

22-12-2023

How to Cite

BUCHHOLZ, L. H.; GARCIA, J. R. N. Ações de Segurança Alimentar e Nutricional para a Promoção da Saúde dos Alunos e do Meio Ambiente. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 3, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i3.32435. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32435. Acesso em: 19 oct. 2024.