RURAL SANITATION: INTEREST OF THE PUBLIC MANAGER OR THE COMMUNITY? /SANEAMENTO RURAL: INTERESSE DO GESTOR PÚBLICO OU DA COMUNIDADE?

Autores/as

  • Neander Kloss UNIOESTE
  • Silvana da Silva
  • Irene Carniatto
  • Armin Feiden

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v2i1.26008
Agencias de apoyo

Resumen

A importância da água e o direito de acesso estão explícitos na legislação vigente, que é avançada e abrangente. Um dos princípios fundamentais dessas leis, a universalização do atendimento, encontra barreiras na falta de recursos, nas dificuldades de gestão e em questões sociológicas, problemas que se acentuam nas áreas rurais do país. Os resultados de monitoramentos realizados em sistemas rurais de abastecimento de água potável do município de Marechal Cândido Rondon no oeste do Paraná mostraram a preocupação com a qualidade da água de abastecimento público. Os problemas operacionais e principalmente gerenciais são desafios ao atendimento. Para enfrentá-los é necessária a cooperação entre as comunidades e as instituições responsáveis pelo setor, além da definição de políticas públicas de apoio à gestão.

Publicado

01-06-2020

Cómo citar

KLOSS, N.; SILVA, S. da; CARNIATTO, I.; FEIDEN, A. RURAL SANITATION: INTEREST OF THE PUBLIC MANAGER OR THE COMMUNITY? /SANEAMENTO RURAL: INTERESSE DO GESTOR PÚBLICO OU DA COMUNIDADE?. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 2, n. 1, 2020. DOI: 10.48075/ijerrs.v2i1.26008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/26008. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos