PROJETO “MEU PURUNGO, MINHA VIDA” – PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA NO OESTE DO PARANÁ - BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.28709Résumé
Um colégio estadual, em Medianeira – PR, promove anualmente ações de Educação Ambiental que envolvem toda a comunidade escolar. No ano de 2018, preocupados com a diminuição no número de aves e insetos polinizadores na região, professores, alunos do Ensino Médio e equipe pedagógica do colégio realizaram um projeto intitulado “Meu purungo, minha vida”. O projeto previa a construção de ninhos para pássaros de pequeno porte, com material feito de purungos ou cabaças (Lagenaria siceraria). Previa também a instalação de caixas para abelhas sem ferrão, o plantio de flores e a criação de um jardim literário nas dependências do colégio. Os alunos receberam palestras com apicultor, aprenderam a montar armadilhas para abelhas sem ferrão, tiveram aulas sobre aves, insetos e plantas, interligando os conceitos com a Educação Ambiental. Foram construídos 140 ninhos e instalados 50 no colégio. Até 2021, observou-se que os ninhos foram utilizados por corruíras (Troglodytes sp.), bem-te-vis (Tyrannus sp.; Pitangus sp.), pardais (Passer sp.) e canários-da-terra (Serinus sp.; Sicalis sp.), que nidificaram até 2021. Foram instaladas 6 caixas para abelhas sem ferrão no colégio e todas formaram colmeias. Todo o restante foi doado aos alunos, para instalação em suas casas. Flores e frutos estão auxiliando na provisão de alimento para as espécies.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés International Journal of Environmental Resilience Research and Science 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.